Diaconia - Saúde e Alimentação



ID: 2783

Sínodo Noroeste participou da 42ª Romaria da Terra

05/03/2019

42ª edição da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul
42ª edição da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul
42ª edição da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul
1 | 1
Ampliar


No dia 05 de março de 2019 cerca de 7000 pessoas caminharam por mais de três quilômetros sob sol forte até o Assentamento Conquista da Luta, localizado em Itacurubi - RS, na região das Missões, durante a 42ª edição da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul.

Esta edição da Romaria abordou o tema Alimentação Saudável – identidade, resistência e direitos. Alimentação saudável, se dá através do consumo de alimentos livres de agrotóxicos. Com isso, o evento também apontou para o estreitamento da relação entre campo e cidade e a luta para gerar empregos nas áreas rurais com um novo modelo de agricultura, que respeite a vida e garanta a sucessão familiar. Sendo iluminados pelo texto bíblico “Para que todos tenham vida” (Jo 10.10).

A Paróquia Evangélica Apóstolo Paulo mantém, há 12 anos, um ponto de pregação no Assentamento Conquista da Luta, onde em 2009 foi fundada a Associação Camponesa Luterana, desta forma o Sínodo Noroeste Riograndense se faz presente e atuante junto ao povo que anda com pés firmes na busca de alimentação saudável e vida digna.

O pastor Benito Konflanz, no envio das caravanas, enfatizou que: “Alimentação saudável é cheiro, é comunhão, é uma ação solidária e política de quem come e de quem produz”, forjados pelo trabalho no sol-a-sol com muito suor, temos uma identidade, lutamos por justiça e isso se mostra na resistência a toda e qualquer forma de opressão, abuso e exploração. Portanto somos chamados a ter uma ação de cuidado. Pois, pela graça de Deus, somos livres para cuidar. Ter cuidado com a fé, as pessoas e a natureza. É da terra que vem o nosso sustento. Ela não está a venda, não é mercadoria, mas uma dádiva concedida por Deus à nós. O texto Biblico de João 10.10 é desafiador: “Para que todos tenham vida”. É profético no sentido de não nos deixarmos seduzir por qualquer coisa, tenhamos em vista o Céu, a vida eterna. A abundância de nossa vida consiste em buscar as coisas do Céu. O ser humano só encontra vida verdadeiramente se sua vida estiver escondida com Cristo em Deus. (Cl 3.3). Somente n’Ele o ser humano encontra tudo o que busca. Toda vida fora de Deus não passa de mera ilusão.

P. Benito H. Konflanz


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br