Missão com Adolescentes

Seminário Sinodal para Orientadores (as) do Culto Infantil e Ensino Confirmatório

18/02/2017

DSC08460
DSC08466
DSC08467
DSC08468
DSC08474
DSC08485
DSC08489
DSC08493
IMG_3738
IMG_3740
IMG_3746
IMG_3753
IMG_3767
WP_20170218_16_07_49_Pro
1 | 1
Ampliar

Musicalidade foi à temática que motivou mais de 50 orientadores(as) do Culto Infantil e Ensino Confirmatório das comunidades do Sínodo Uruguai a participarem do Seminário Sinodal do Culto Infantil e Ensino Confirmatório que aconteceu no dia 18 de fevereiro na Comunidade Evangélica Luterana de Chapecó. O evento promovido pelo Sínodo Uruguai com a coordenação da Diácona Cátia Patrícia Berner teve como palestrante Marcos Klabunde.

Com o Tema do ano: “Alegres, Jubilai! Igreja Sempre em Reforma: Agora são outros 500”, o pastor Sinodal Jair L. Holzschuh, acolheu a todos os participantes dando início ao encontro. Após seguiu com uma dinâmica coordenada pela Pastora Marlei Adam Arcari de Chapecó, que possibilitou aos participantes conhecerem-se e compartilharem as experiências e vivências de suas comunidades, bem como as motivações que os levaram a querer participar deste encontro.

O palestrante Marcos Klabunde colocou todos os participantes para Cantar e Dançar, pois a música e a dança e/ou movimentos corporais estão intimamente ligados e exercem um papel fundamental em nossa vida. Afinal “Quem canta seus males espanta”, ou “Quem canta ora duas vezes”. A música exerce um papel fundamental na vida das pessoas, trazendo lembranças das mais diversas situações que passamos. E hoje é valorizada como um instrumento fundamental e facilitador da aprendizagem e do desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes, tanto que é obrigatória no currículo das escolas.

Então porque não incluí-la de forma mais efetiva e dinâmica no ensino da palavra de Deus em nossas igrejas?! Esta foi uma das reflexões realizadas. É necessário que o culto infantil e o ensino confirmatório sejam dinâmicos e atrativos para as crianças, e a música pode estar presente no ensino de todas as temáticas bíblicas facilitando a comunicação da palavra de Deus. Ao ensinar as crianças que podemos louvar a Deus com todo o nosso corpo estimulamo-las a vivenciarem o amor de Deus de forma genuína, sem amaras, medos ou vergonha de expressar seus sentimentos e emoções através do canto e da música.

Os ensinamentos, dinâmicas e músicas, trazidos pelo palestrante com certeza serão muito relevantes para o culto infantil em nossas comunidades, pois facilitará a comunicação e o envolvimento das crianças e adolescentes, já que a música, assim como a dança e os movimentos corporais fazem parte do que podemos chamar de linguagem universal, onde todos se compreendem de uma forma ou de outra, e podem compartilhar e interagir livremente.

Com a meditação do Salmo 119: 33-40 que fala da importância de pedirmos a Deus entendimento para andarmos nos seus caminhos guardando e seguindo os seus decretos com obediência em nosso coração, para não desviarmos os olhos do que é importante para nossa vida e para a vida da comunidade o encontro foi finalizado pela Pastora Ettiene Cibele Mittanck. Depois de um saboroso café retornamos as comunidades, cheios de coisas novas para servir a Deus e fazer a diferença com as crianças e os adolescentes.

Rosilei de F. S. Soares (Orientadora do Culto Infantil – Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Chapecó)


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br