Missão com Adolescentes


ID: 2804

Confirmação de três Jovens na Comunidade de São Francisco do Sul

Culto de Confirmação dia 06/11/2016

06/11/2016

IMG_1014
IMG_1015
IMG_1053
IMG_1036
IMG_1079
IMG_1107
IMG_1100
IMG_1114
1 | 1
Ampliar

No primeiro domingo de novembro três jovens da Comunidade Luterana de São Francisco so Sul fizeram a Confirmação de seu Batismo em culto, reunindo familiares, padrinhos, madrinhas e comunidade em geral.

Foi um momento especial de celebração onde o tema escolhido pelos jovens foi abordado no culto e pregação.

A liberdade fascina e encanta, por quê? Por que queremos todos e todas ser livres, fazer o que bem entender, na hora que quiser e como quiser, esse e nosso sonho de consumo, liberdade....principalmente para os jovens e confirmandos que estão descobrindo o mundo.....

Mas será que entendemos corretamente a palavra liberdade, que símbolos podemos usar para falar desta liberdade? A palavra de Deus que orientou a mensagem e o tema do culto foi de Gálatas 5.1: Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

A liberdade nos convida e pensar num símbolo. Lembramos da pipa. Quem já brincou de soltar pipa sabe que é legal, animado, empolgante, nos traz uma sensação de liberdade. As jovens e o jovem confirmando partilharam a história que se encontra no Livro do 2º. Ano do EC: O Menino e a Pipa.

O símbolo da pipa foi utilizado na pregação e entregue aos jovens como símbolo de liberdade. Ela é composta de várias partes, a estrutura que traz consigo uma cruz de bambu, o fio transparente que a segura e conduz e a rabiola ou cauda da pipa que dá equilíbrio à mesma quando está voando. A pipa só tem sentido se voar, assim cada pessoa pode ser comparada com uma pipa de diversas core, tamanhos e formatos. Toda pipa está conectada com o fio que a sustenta. Somente com este fio ela poderá voar e ser livre, porém, ao mesmo tempo ele compromete, pois ele nos guia, puxa, orienta, dá direção, sem o fio a pipa só serve para decoração, não poderá voar e ser livre. Este fio é Deus que se conecta conosco desde o nosso Batismo e nos faz laçar altos vôos e às vezes nos faz aterrizar. Para que a pipa tenha equilíbrio e aerodinâmica no vôo precisa da rabiola. É a cauda que dá equilíbrio ao vôo da pipa. Assim o confirmando e as confirmandas foram desafiadas a amarrar a rabiola na pipa que recebram e a testemunhar o que dá equilíbrio às suas vidas. Falaram da família, da união, da Igreja, da palavra de Deus, dos ensinamentos, da amizade e outros valores importantes que assimilaram e aprofundaram nos dois anos de caminhada no Ensino Confirmatório.

Na pregação foi dado destaque também ao fio que se prende à pipa. Sem o fio da palavra de Deus onde Ele fortalece e sustenta nossa fé, onde Ele revela o seu imenso amor e cuidado por nós, nada somos, precisamos ser guiadas por este fio que nos guia e conduz para que sejamos livres. A liberdade compromete para amar e servir, liberdade não é sinônimo de libertinagem onde faço o que quero e quando quero e não me importo com as outras pessoas, liberdade nos convida a confiar em Deus e deixar que somente Ele nos domine com os frutos do Espírito Santo (Gl 5.22-23) e guie e conduza em nossas ações.

É assim, não tem outro jeito, Deus nos faz pessoas livres por meio de Jesus Cristo não precisamos ser escravos/as de nada e de ninguém pela fé em Cristo, mas pelo amor Deus me faz pessoa compromissada com o próximo, com a vida de responsabilidade, amor, cuidado, doação, guiado e orientado pela linha que sempre conduz a pipa por bons vôos conduzidos pelo vento do Espírito de Deus mundo afora, sem nada temer, servindo a Deus e ao próximo.

Que assim seja a vida de cada jovem que confirma seu Batismo hoje: Eliza Strege, Nathan Maciel Meyer e Isabele Ludovino Miguel. Amém.


Autor(a): Pa. Cristina Scherer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: São Francisco do Sul (Litoral Norte Catarinense)
Área: Missão / Nível: Missão - Adolescentes
Testamento: Novo / Livro: Gálatas / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1
ID: 40206

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br