Missão - acompanhamento e consolação


ID: 2876

Grupo de Visitação celebra 15 Anos de comunhão

22/08/2017

           Grupo de Visitação celebra 15 Anos de comunhão

Com alegria compartilhamos que, neste ano de 2017, o Grupo de Visitação - Setor de Trabalho da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Agudo/RS, celebra 15 anos de atividade.

No ano de 2002, as Paróquias do Sínodo Centro Campanha Sul receberam o convite para formarem um Grupo de Visitação, de mais ou menos 20 integrantes, que seriam capacitados através do Curso de Visitação à Distância “Comunidade Viva” elaborado pelo Instituto de Capacitação Teológica Especial – ICTE da Escola Superior de Teologia.

Após receber o convite a presidente da Comunidade, Sra Elida Ziebell o levou ao conhecimento do P. Edgar Hummes e na reunião do Presbitério foi decidido que iríamos abraçar este desafio. Este convite veio de encontro ao anseio que tínhamos na Comunidade de desenvolver mais formas de contato e comunhão entre os membros.

Lançado o convite , 22 pessoas da Comunidade de Agudo, se inscreveram para participar do Iª Encontro Sinodal dos Inscritos no Curso de Visitação, que realizou-se, em 17/08/2002, na Comunidade de Vila Paraiso sob a coordenação do Pastor Sinodal Martin Reusch.

Em 22 de agosto de 2002, houve a primeira reunião em Agudo, formando-se oficialmente o Grupo de Visitação de nossa Comunidade com 19 membras fundadoras:

Anélia Dalmeyer, Armida Grützmacher, Dila Müller, Dila Pfeifer, Dilci Hummes, Elitta Müller, Elida Ziebell, Eliane Paul, Helmira Friedrich, Iloni Hermes, Izabel Ziebell, Liva Droese, Luci Wrasse, Marisa Müller, Marga Hintz, Márcia Berthold, Nilva Drews, Renatte Wrasse e Valmi Grützmacher. Com acompanhamento espiritual do P. Edgar Hummes.

O período de estudos foi de agosto de 2002 até novembro de 2003, período em que já foram realizadas várias visitas. Ao término deste período o GRUPO DE VISITAÇÂO escolheu como objetivo : Visitar todos os membros da Comunidade e levar a eles o ABRAÇO DA COMUNIDADE...tarefa ousada... mas que foi assumida com alegria e boa vontade....sabíamos que não a iríamos realizar em pouco tempo, pois a Comunidade possui em torno de 4.000 pessoas batizadas...

E logo o Grupo também assumiu as visitas as famílias cujos filhos estão no Ensino Confirmatório e desde 2006 entrega os convites para o Culto de Celebração de 5 anos de Batismo.

Para o bom andamento desta tarefa, o Grupo reúne-se regularmente com o seguinte progama:

- Momentos de louvor, devoção e oração para o fortalecimento pessoal e motivação para a realização das visitas.
- Programação da visitas com a entrega das listas com o nome dos membros a serem visitados e definição de quem assume cada visita.
- Distribuição dos cartões com mensagens bíblicas que são entregues durante as visitas.
- Recolhimento dos dados das visitas realizadas ( data, atualização de endereço, alguma solicitação do membro, etc) e estes dados são repassados à Secretaria da Comunidade para o registro na ficha do referido membro.

E assim estamos completando 15 Anos nesta missão, em cada visita um momento especial de comunhão através do diálogo, da oração, da mensagem bíblica e do abraço carinhoso.

Depoimento das Integrantes do Grupo:

- “ Ao fazermos as visitas aos membros da Comunidade, sentimo-nos abençoadas e gratificadas, sendo bem recebidas e convidadas a voltar. Só temos a agradecer ao Presbitério pelo convite para fazer parte deste grupo”.

-“Ao encontrarmos a pessoa visitada numa outra ocasião, percebemos que se criou um vínculo mais forte com esta pessoa e inclusive com sua família – Vivência de comunhão.”

-“ As famílias que não tem uma participação mais ativa na Comunidade demonstram um agradecimento especial por serem lembradas e por receberem o cartão e o calendário da Comunidade”.

-“ Muitos dos membros que recebem o cartão pelo Correio ou através de familiares, por estar por algum motivo fora de Agudo, respondem manifestando a sua alegria e agradecimento pela lembrança e carinho da Comunidade”.

-“ Como presidente da Comunidade em 2002, tive a alegria de lançar o convite aos membros para formarmos o Grupo de Visitação. Hoje, quero externar os sinceros agradecimentos a todos que aceitaram este desafio e, no decorrer destes 15 anos, se empenharam para que as visitas fossem realizadas. Peço a Deus que continue nos abençoando e fortalecendo nesta missão.” (Elida Ziebell)

Ao passar dos anos algumas integrantes, por motivos diversos, não puderam mais desempenhar esta atividade.

Com tristeza nos despedimos, por ocasião do falecimento, de duas irmãs em Cristo: Sra. Renatte Wrasse e Dila Müller.

Para o bom desempenho das visitas foi necessário reforçar o Grupo e novas integrantes abraçaram esta tarefa, atualmente, o Grupo de Visitação é assim constituído:
Anélia Dalmeyer, Dila Pfeifer, Dilci Hummes, Dori Paul, Elitta Müller, Elida Ziebell, Leila Neuenschwander, Lorena Shüller, Luci Wrasse, Márcia Berthold, Marga Hintz, Marisa Müller, Nilva Drews, Nilsa Temp, Soleni Lasch e Valmi Grüzmacher.

Também a Sra. Selvina Buhse por um período fez parte do grupo, mas neste ano de 2017 não tem possibilidade de participar.

Dos pastores

Na orientação espiritual e motivação para esta tarefa contamos com o apoio dos pastores nos anos em que atuaram em Agudo.
- P. Edgar Hummes e esposa Dilci Marli
- P. Henrique Scherer e esposa Lisete
- Estagiário Leandro Oscar Heller
- PPHM Franciele Vanessa Sander
- E atualmente o P. Varno Senger.

Sobre Despesas de Manutenção do Grupo de Visitação

Sobre a questão financeira, pode-se dizer que é uma tarefa que não acarreta maiores despesas para a Comunidade, pois o custo de locomoção para a realização das visitas é totalmente arcado pelas integrantes do grupo. Fica ao encargo da Comunidade o fornecimento das listas dos membros a serem visitados, dos cartões distribuídos e do local das reuniões.

Considerações finais

Dizíamos, no início deste texto, que sabíamos que a meta de visitar todos os membros era ousada...passados os 15 anos..com alegria registramos que mais de 90% dos membros foram visitados pelo mínimo uma vez ....e que, cumprindo o que nos diz o Salmo 100 “Serví ao Senhor com alegria”, a tarefa continua...

De coração nosso agradecimento a Deus por esta tarefa a nós confiada, nela, sobre tudo, fomos fortalecidas na fé, semeamos e vivenciamos comunhão, amor, conforto e alegria. Na certeza de que junto com a tarefa Deus nos dá a Sua promessa: “Não temas. Eu estou contigo”.

Dilci Marli Hummes – Coordenadora
Agudo, 2017
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br