Ministério com Ordenação


ID: 2681

Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras realiza o Seminário “Meu tempo, minha vida e ministério – falar e ouvir”.

23/06/2017

Meu tempo, minha vida e ministério ? falar e ouvir - Junho 2017
Meu tempo, minha vida e ministério ? falar e ouvir - Junho 2017
Meu tempo, minha vida e ministério ? falar e ouvir - Junho 2017
Meu tempo, minha vida e ministério ? falar e ouvir - Junho 2017
Meu tempo, minha vida e ministério ? falar e ouvir - Junho 2017
Meu tempo, minha vida e ministério ? falar e ouvir - Junho 2017
Meu tempo, minha vida e ministério ? falar e ouvir - Junho 2017
1 | 1
Ampliar


Entre os dias 19 e 23 de junho aconteceu o Seminário “Meu tempo, minha vida e ministério – falar e ouvir” no Centro de Eventos Rodeio 12. Participam 10 ministros representando os Sínodos: Sínodo da Amazônia, Sínodo Centro-Sul Catarinense, Sínodo Mato Grosso, Sínodo Norte Catarinense, Sínodo Paranapanema, Sínodo Planalto Rio-Grandense, Sínodo Rio Paraná, Sínodo Sudeste, Sínodo Uruguai e Sínodo Vale do Itajaí. O Seminário faz parte do cuidado ministerial, integrando o Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras da IECLB, sendo realizado em parceria com o Centro de Eventos Rodeio 12.

As meditações diárias foram dirigidas pelo Secretário do Ministério com Ordenação, P. Marcos Bechert, que acompanhou o seminário. Nas reflexões acentuou aspectos de personagens bíblicos, cujos testemunhos foram registrados pela Sagrada Escritura, apontando para a reafirmação da fé, mesmo diante de dificuldades e conflitos. Na reflexão de encerramento apontou para a importância de criar-se redes de apoio mútuo entre ministros e ministras da IECLB, o que não depende de decisão conciliar ou de prioridade de gestão.

A assessoria do seminário esteve ao encargo da Psicóloga Roseli Kühnrich de Oliveira, Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) de São Paulo, Especialista em Terapia Familiar e Mestra em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), no Rio Grande do Sul. Entre outros, é autora do livro Cuidando de quem Cuida: um olhar de Cuidados aos que ministram a Palavra de Deus publicado pela Editora Sinodal, e co-autora do livro “De Bençãos e Traições, a história das famílias de Abraão, Isaque e Jacó”, publicado pelas editoras Ultimato/ Esperança.

O seminário teve como objetivo reunir ministras e ministros com ordenação da IECLB para encontro, diálogo, e convivência. Oportunizou a estes e estas um espaço para partilha de angústias, sofrimentos, dúvidas existenciais, desafios pessoais e ministeriais. Foi uma oportunidade para que participante “olhasse” para o seu tempo, suas prioridades, seus compromissos em nível pessoal e ministerial. Propiciou um tempo especial e diferente para a meditação, a oração e até descanso, assim como a saída do lugar onde o/a ministro/a exerce a sua atividade ministerial na intenção de despertar descobertas e avaliações propositivas. Sabemos que isso não é possível durante as atividades do dia-a-dia, por causa de pressões e da dificuldade de fazer leituras mais objetivas da realidade, dos conflitos e desafios. Propiciou encontro e convivência para além das fronteiras dos/as colegas conhecidos/as ou com quem se nutre vínculos de amizade, possibilitando assim a criação de novos vínculos, diálogos fraternos, despidos de defesas e medos, tão próprios quando se conversa apenas com quem está próximo. O Seminário ofereceu um tempo para voltar-se para si mesmo com espontaneidade, para reencontrar-se com os seus limites, dons, potenciais, alegrias e estima, aprendendo a permitir mediação e facilitações formais e informais, técnicas ou da ordem emocional. Com isto criou espaço para a dimensão da interação social e oportunizou a percepção de cuidado e solidariedade concreta da sua Igreja.

Secretaria do Ministério com Ordenação
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
REDE DE RECURSOS
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br