Ministério com Ordenação

Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico - Jaraguá do Sul/SC

Paróquia Apóstolo Tiago - Jaraguá do Sul

05/02/2017

Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico - Jaraguá do Sul/SC - Foto: Luis Weller
Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico - Jaraguá do Sul/SC - Foto: Luis Weller
Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico - Jaraguá do Sul/SC - Foto: Luis Weller
Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico - Jaraguá do Sul/SC - Foto: Luis Weller
Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico - Jaraguá do Sul/SC - Foto: Luis Weller
Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico - Jaraguá do Sul/SC - Foto: Luis Weller
Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico - Jaraguá do Sul/SC - Foto: Luis Weller
Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico - Jaraguá do Sul/SC - Foto: Luis Weller
1 | 1
Ampliar

No dia 05 de fevereiro de 2017, as badaladas dos sinos deram início ao Culto de Ordenação e acompanhados pela melodia do hino “Gente que Espera”, adentraram em procissão a equipe litúrgica, os representantes do sínodo, os ordinandos e ordinanda, os pastores/as assistentes, os pastores/a sinodais e os representantes da presidência.

Foi uma celebração que demonstrou a importância do ato. Ficou evidente o cuidado com cada detalhe da liturgia, desde a calorosa acolhida feita pela 1ª vice-presidente da IECLB Pastora Sílvia Beatrice Genz, a saudação encaminhada pelo 2º vice-presidente da IECLB Pastor Inácio Lemke a todas as pessoas envolvidas e convidadas e a saudação apostólica que ficou a cargo do Pastor Marlon Jonas Radons e Pastora Rosangela Clarice Fenner Radons.

A liturgia da palavra, também foi conduzida de modo impecável pelo Pastor Sinodal Odair Airton Braun, com a leitura de Isaias 55.10-11 e em seguida, Isaias 58.1-9ª, o Pastor Sinodal Lauri Roberto Becker que fez a leitura do Evangelho Mateus 5.13 a 20 e culminou com a pregação do Pastor Inácio Lemke.

É admirável o dom de levar a palavra aos corações. Impossível transcrever na íntegra a pregação, mas de maneira bem resumida, o Pastor Inácio Lemke falou aos ordinandos/a e a toda a comunidade presente, sobre a importância de ser sal e luz, a capacidade e humildade de se misturar, dissolver e desaparecer para poder transformar. Destacou o desafio de ser sal e luz na vida das pessoas além das quatro paredes da Igreja, ser um transformador de sabores e ser luz que ilumina o caminho de toda e qualquer pessoa.

Terminada a pregação, era chegado o momento da ordenação. Momento esse cheio de emoção. Enfim, depois de anos de estudos, estágio, período preparatório, provas, estavam ali, ordinandos e ordinanda, prontos para a ordenação e envio a serviço de Deus, ser sal e luz na vida das pessoas em diferentes partes do país.

O Ato de Ordenação consistiu na apresentação individual dos candidatos/as pela catequista Dra. Haidi Drebes, as leituras bíblicas pelo Pastor Sinodal Jacson Homero Eberhardt e Pastor Günter Adolfo Boebel, a Fundamentação do Ministério com Ordenação e compromisso pela Pastora Sílvia e Pastor Inácio, a entrega das vestes litúrgicas e da Bíblia pelos assistentes. Nesse último momento o Pastor Claudir Burmann e o Pastor em. Günter Adolfo Boebel ressaltaram a importância das mesmas.

Um momento especial foram os votos de cada assistente ao ordinando e ordinanda. Foram belas palavras que, com certeza, servirão de incentivo nessa nova etapa.

Para André Alexandre Baumann o texto bíblico foi 1Pedro 5.2, que recebeu um lápis com as seguintes semelhanças: conduzido por uma mão, nesse caso, a mão de Deus; precisa ser apontado para escrever melhor, precisamos de adversidades para melhorar; pode-se usar borracha para apagar os erros e corrigir, temos o arrependimento e o perdão; o importante está dentro (grafite) e por último, deixa marcas quando usado. Você é o lápis que escreve sua história.

Para Edenilson Clemente foi escolhido o texto bíblico João 8.12. Falou sobre a sua coragem de desestabilizar e começar algo novo, entregando-lhe uma pequena lamparina com uma vela como sinal que Cristo é a sua luz.

Para Jean de Borba o texto bíblico foi Jeremias 3.15 e fez dele seus votos, que seja um pastor segundo a vontade de Deus.

Para Renan Schlemper , o texto escolhido encontra-se em 2Timóteo 4.1-5, onde está escrito sobre como cumprir bem o dever de servo de Deus, e fez dessa passagem bíblica seus votos

Para Sabina Decker de Souza, o texto bíblico foi 1 João 3.11-16 e um grande ensinamento “que nos amemos uns aos outros”.

Para Sérgio Selke, o texto bíblico foi 2Timóteo 2.1-3, que aconselha a buscar foças na graça que está em Cristo Jesus e ser para ele, um bom soldado.

Foram palavras, abraços, lembranças, votos de quem acompanhou todo o caminho ou parte dele.

Para finalizar a ordenação o Secretário do Ministério com Ordenação, Pastor Marcos Bechert, leu e entregou a cada um o documento que atesta a ordenação e em seguida a Pastora Sílvia anunciou formalmente a mesma. Foram aplaudidos de pé, pela comunidade presente, como manifestação de alegria e gratidão.

Já como pastores, os/a ordenados/a foram responsáveis pela oração geral da Igreja , seguido pela liturgia de encerramento.

Foi uma noite memorável! Não só para os ordinandos e ordinanda, mas para todas as pessoas presentes. Uma oportunidade, talvez única para muitos, de presenciar o ápice de uma caminhada que começou com o chamado, a vocação e culminou com a ordenação e o envio, para os mais variados lugares, com a missão de pregar o Evangelho de Deus.
 


Autor(a): Rose Michelson Reichert / Pastora Rosangela Clarice Fenner Radons
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Ministério / Nível: Ministério com ordenação / Instância Nacional: Presidência
ID: 41129

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br