IECLB e Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB



ID: 2725

Espírito Santo aquece manhã fria de São Paulo

03/06/2009

1 | 1
Ampliar

Dois dias após Pentecostes a manhã fria de São Paulo foi aquecida pelo calor do Espírito Santo. A Paróquia Centro de São Paulo acolheu no dia 2 de junho clérigos episcopais-anglicanos e obreiros e obreiras luteranos/as da região de Campinas e da Grande São Paulo para o II Encontro de comunhão, estudo e partilha de experiências comunitárias e pastorais.

O Encontro começou com um momento devocional preparado pelo Pastor Alberto Gallert – luterano - e pelo Rev. Leandro Antunes Campos - anglicano (ambos de Santos/SP). Eles apresentaram um estudo exegético sobre João 3.1-17. O vento do Espírito, em sua liberdade, sopra onde quer, sensibiliza e mobiliza pessoas e instituições para o renascimento. Neste sentido ele desafia para a busca de novos caminhos para um testemunho comum do Evangelho no Brasil.

“Embora nós nos tenhamos distanciado uns dos outros e vivamos agora separados, nós jamais nos condenamos mutuamente.” Com esta frase da Declaração de Meissen o Pastor Rolf Schünemann iniciou uma apresentação sobre a história e o desenvolvimento das relações e encontros de episcopais-anglicanos e luteranos em diversos países e regiões do mundo. Em uma visão panorâmica, bastante rápida, ele informou que as Igrejas Anglicanas da Grã-Bretanha e as Igrejas Luteranas da Alemanha (1988), da Escandinávia e países bálticos (1996) e da França (1999) assinaram acordos de intercomunhão. O mesmo aconteceu com as Igrejas Episcopais de Luteranas dos Estados Unidos (2000), Canadá (2001) e Equador (2009).

No Brasil o diálogo bilateral começou em 1994. A Comissão de Diálogo emitiu em 1996 um documento denominado “As verdades que compartilhamos”. De 7 a 9 de agosto 2001 aconteceu uma atividade conjunta de clérigos, pastores e pastoras denominado “A Caminho do Encontro” junto ao Pico do Jaraguá – São Paulo. Na ocasião houve uma intensa partilha em torno do tema: “Nossa experiência no ministério: sacrifício e alegria”.

Por iniciativa do Bispo Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, D. Maurício Andrade, e do Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Dr. Walter Altmann, o diálogo foi retomado em 2008. A partir de então Comissão Bilateral está empenhada na reunião dos documentos produzidos pelas igrejas e, ao mesmo tempo, procura fomentar e incentivar o encontro e a comunhão dos irmãos e irmãs das igrejas em nível local e regional.

O II Encontro mostrou que já ocorre uma aproximação de obreiros e de comunidades em nível local. Existe uma colaboração e uma partilha em muitas frentes: cedência de espaços celebrativos, celebrações conjuntas, cursos conjuntos, troca de materiais de estudo, almoços comunitários, coral, programas de rádio, etc.

O II Encontro de clérigos episcopais-anglicanos e obreiros e obreiras luteranos/as terminou com oração e bênção proferidas pelo Pastor Sinodal Guilherme Lieven e pelo Bispo Emérito Glauco Souza de Lima. O evento ficará marcado indelevelmente nos corações e nas mentes de seus participantes.





 

Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br