IECLB e Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB



ID: 2725

Comissão de Diálogo Bilateral Episcopal-Luterano se reúne em São Paulo

18/04/2008


No dia 15 de abril reuniu-se na sede do Sínodo Sudeste da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil em São Paulo a Comissão de Diálogo Bilateral Episcopal-Luterano. Estiveram presentes pela Igreja Episcopal-Anglicana do Brasil o Rev. Leandro Antunes Campos – Santos/SP e o Bispo Emérito Glauco S. de Lima – São Paulo/SP e pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil a Pa. Neusa Tetzner – Valinhos/SP, o P. Rolf Schünemann – Mauá/SP e o P. Sinodal Jorge Schieferdecker – Curitiba/PR.

A Comissão foi constituída pelas direções das duas igrejas com o objetivo de estreitar ainda mais as relações fraternais já existentes. Trata-se de uma retomada de conversações já havidas na década de noventa. Em muitas localidades, em que as duas igrejas estão presentes, existe um intercâmbio bastante significativo que se manifesta pelo uso comum de espaços celebrativos, celebrações conjuntas, almoços comunitários e presença conjunta em atividades públicas.

Nesta primeira reunião estabeleceu-se uma agenda futura de reuniões. Nelas serão estudados a história das duas igrejas no Brasil e serão elaboradas sugestões práticas para um maior entrosamento de obreiros/as e comunidades em nível local e regional. Nas últimas décadas do século XX as Igrejas Episcopais e Luteranas dos EUA, do Canadá e da Escandinávia assinaram documentos de intercomunhão. Estes documentos servem de inspiração e constituem um referencial de motivação importante para estudo, mas a comissão entende que no Brasil precisamos encontrar um caminho próprio para fortalecer o testemunho evangélico na realidade brasileira.


P. Rolf Schünemann, P. Sinodal Jorge Schieferdecker, Rev. Leandro Campos, Bispo Glauco Lima e Pa. Neusa Tetzner

Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br