IECLB e Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB



ID: 2725

Aprofundando o Relacionamento Anglicano-Luterano

Novo Comitê mapeará cooperação em curso

04/10/2013

Luteranos e anglicanos começaram uma nova série de conversas destinadas a reforçar as relações e a cooperação entre as duas tradições e a destacar caminhos para marcar juntos os 500 anos da Reforma em 2017.

A reunião em Helsinki, Finlândia, nos dias19-25 setembro, foi a primeira da nova sessão de três anos do Comitê de Coordenação Internacional Anglicano- Luterano (ALICC ) que começou a monitorar as relações existentes entre as duas comunhões globais e a incentivar a cooperação onde ainda não existem acordos formais.

A Federação Luterana Mundial (FLM ) sediou a reunião assistida pela Igreja Evangélica Luterana da Finlândia(ELCF). Ela foi co-presidida pelo bispo Maurício Andrade, Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, e pelo bispo Michael Pryse do Sínodo Oriental da Igreja Evangélica Luterana no Canadá.
A Comissão ouviu relatos de cooperação regional e começou a mapear os acordos regionais entre luteranos e anglicanos. O comitê vai insistir com as igrejas das duas denominações para que forneçam informações para ajudar na tarefa.

O comitê também iniciou um processo de promoção da colaboração Anglicano-Luterana com vistas ao aniversário da Reforma em 2017 e espera fornecer materiais de estudo com base em tema oficial da FLM para a comemoração, Libertados pela graça de Deus.

Os materiais de estudo, que estarão voltados para todas as faixas etárias, destacarão a relevância da Reforma do século 16 para hoje, salientando que o processo de reforma está em curso. O comitê está centrando seus esforços de aniversário e todos os seus trabalhos sob o tema A comunhão na missão de Deus.

Bispo Matti Repo do ELCF Diocese de Tampere convidou os membros do comitê para a diocese para celebração e conversação sobre as iniciativas tomadas ao lado de sua parceira, a Diocese de Manchester, na Igreja da Inglaterra.

As duas dioceses cooperam na preparação de jovens para confirmação e no estudo da teologia urbana. Tampere hospeda uma congregação internacional de língua inglesa em uma de suas igrejas e fornece o clero para ajudar a capelania anglicana em Helsinki.

Trabalho Ecumênico Emocionante

Fomos encorajados pelo trabalho ecumênico emocionante da Igreja da Finlândia, como demonstrado pela Diocese de Tampere, especialmente o programa de intercâmbio de confirmação com a Igreja da Inglaterra, observou Canon Dr Alyson Barnett-Cowan, co-secretário Anglicano do comitê .

O Comitê de Coordenação Internacional Anglicano-Luterano também foi recebido na casa do Metropolitan Ambrósio, bispo ortodoxo de Helsinki, que informou os membros sobre os acontecimentos atuais da Igreja Ortodoxa da Finlândia e do trabalho do Centro de Sofia, onde a comissão se reuniu.

A comissão também participou de um culto anglicano na Igreja Velha de Tampere, presidido pelo Rev. Tuomas Mäkipää, um luterano que foi ordenado sacerdote anglicano para a capelania de São Nicolau em Helsinki em 2010.

Os diálogos Anglicano-Luteranos e de cooperação têm sido uma das histórias de sucesso do movimento ecumênico nas últimas décadas. Vários acordos regionais foram assinados entre as Igrejas Anglicana e Luterana, tendo alguns deles, como a Declaração Comum de Porvoo e a Declaração de Waterloo, declarado a plena comunhão entre as respectivas igrejas, comentou a Rev. Anne Burghardt, secretária da FLM para estudo e relações ecumênicas, que serve como co-secretária luterana junto ao Comitê de Coordenação Internacional Anglicano-Luterano.

Foi bom ver que há um interesse de ambas as partes para aprofundar esse bom relacionamento e incentivar a cooperação mais prática, acrescentou Burghardt .

O fato de que a plena comunhão foi alcançada em várias regiões nos permite concentrar a reflexão sobre a questão de como expressar o nosso testemunho cristão em conjunto, incluindo a cooperação em um nível de base e na diaconia, bem como entre as instituições de ensino teológico e de formação , observou ela.

As reuniões em Helsinki foram cordiais e frutíferas, disse o comitê . Como esta foi a primeira reunião deste grupo, o que foi impressionante foi a rapidez com que as pessoas aprenderam a trabalhar uns com os outros e como todos contribuíram para os planos de trabalho, disse Barnett-Cowan.

A comissão continua a se reunir anualmente até 2017.

Fonte: FLM

Veja também:

Documentos Nacionais e Internacionais

IECLB e Igreja Episcopal Anglican do Brasil 


 

Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2Pedro 1.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br