IECLB e Igreja Episcopal Anglicana do Brasil - IEAB



ID: 2725

Anglicanos e luteranos juntos pela primeira vez em assembleia

04/07/2013


Perto de 1.000 anglicanos e luteranos de todo o Canadá vão ser reunir em Ottawa, em julho. O primaz anglicano, arcebispo Fred Hiltz, diz que é um “momento histórico e emocionante” na história da igreja.

Pela primeira vez desde 2001, quando foi assinada uma declaração de plena comunhão, a Igreja Anglicana do Canadá (ACC) e da Igreja Evangélica Luterana no Canadá (ELCiC) vão realizar uma assembleia conjunta de 03 a 07 julho, no Centro de Convenções de Ottawa.

Com o tema “Juntos para o amor do mundo”, que vai ser um encontro muito diferente de qualquer outra reunião”, diz o arcebispo Hiltz e a bispa luterana nacional Susan Johnson.

Cada igreja ainda vai realizar sessões separadas para lidar com as eleições e assuntos específicos das igrejas, mas vão se unir para o culto e as questões de interesse comum.

Diz o Revmo. Peter, Deão da Diocese Anglicana do Niágara e co-presidente do comitê de planejamento conjunto, juntamente com o Bispo da ELCiC, Michael Pryse: “Vamos aprender juntos sobre o trabalho emocionante na missão e ministério que está acontecendo em ambas as nossas igrejas – aqui no Canadá e em todo o mundo.”

Os delegados serão convidados a fazer declarações sobre duas questões prioritárias de justiça social: habitação acessível e extração de recursos responsável.

Os convidados especiais incluem o Rev. Cônego Kenneth Kearon, Secretário Geral da Comunhão Anglicana, e o Reverendo Canon Alyson Barnett-Cowan, diretor da Comunhão para a Unidade, Fé e Ordem, a Bispa Presidente Katharine Jefferts Schori, da Igreja Episcopal, EUA; Bispo Presidente Mark Hanson, da Igreja Evangélica Luterana na América, Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas, e Rev. Martin Junge, Secretário Geral da Federação Luterana Mundial.

O Bispo de Ottawa John Chapman diz que está encantado que a sua diocese foi escolhida para sediar a assembléia conjunta, com os anglicanos e luteranos de voluntariado para uma ampla gama de tarefas locais, de saudar os delegados em aeroportos, estações de trem e rodoviárias, para o pessoal do credenciamento e mesas de hospitalidade.

Anglicanos e luteranos locais também estão sendo convidados a participar junto com os delegados para as orações e leituras em frente aos edifícios do Parlamento do Canadá, na manhã de sábado, 6 de Julho. Com uma “cachoeira artificial” como pano de fundo visual, o evento juvenil organizado incidirá sobre o acesso a água limpa, especialmente em comunidades indígenas. “Esta não será uma demonstração. É um testemunho de oração “, diz Judy Steers, coordenadora da ACC para as atividades dos jovens.

Sob plena comunhão, cada igreja mantém sua própria autonomia, reconhecendo plenamente a catolicidade e apostolicidade da outra. Em termos práticos, isto significa que os anglicanos e luteranos no Canadá podem compartilhar juntos a Eucaristia, usar as liturgias uns dos outros, e participar de ordenações uns dos outros. Clérigos anglicanos e luteranos também podem servir indistintamente em qualquer igreja.

Fonte: Diocese Anglicana do Recife

 

Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br