IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

"Pela graça de Deus, temos valor": Congresso Nacional de Juventude IECLB

08/05/2016

Os jovens da IECLB e internacional se prepara para participar do XXIII CONGRENAJE. O tema da reunião é baseado no tema do ano da IECLB.


Timbo - Brasil (LWI) - Entre 24 e 29 de julho se realizará o Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE) da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) convidando os jovens em todo o país, de igrejas da América Latina e do Caribe e outras partes do mundo como convidados / as.

O XXIII Congresso Nacional da Juventude Evangélica incluírá 1.800 jovens IECLB e 40 deles /as são de outras partes do mundo. O evento será realizado na cidade de Timbó, Santa Catarina, sul do Brasil. O tema ¨Pela graça (não) temos valor?¨ centra-se na graça de Deus que exige nada, mas a aceitação de toda pessoa por meio de Cristo, que salva - Romanos 3.24.

O evento tem como objetivo reunir os jovens para fortalecer os relacionamentos, para celebrar e para a formação, ¨no contexto da celebração dos 500 anos da Reforma, uma atividade intencional e planejado há um ano porque as igrejas na região são, de certa forma, jovens o que inspira para que a sua juventude solidifique a sua identidade e pertença¨, disse o Rev. Dra. Patricia Cuyatti, secretária para a América Latina e o Caribe da Federação Luterana Mundial.

O Congresso ¨é uma oportunidade especial para os jovens da igreja de mostrar a força da nossa IECLB, a força da juventude unida em torno do tema da graça de Deus que ultrapassa as nossas obras, da graça de Deus que concede valor de que somos uma igreja viva e forte¨ disse o Rev. Breno Carlos Willrich, Pastor Sínodo Sínodo Vale do Itajaí da IECLB. Prevê, ainda, um espaço para discutir questões de interesse através dos painéis sobre o tráfico, a Justiça de Gênero, Direitos Humanos, espiritualidade e outros.

O tema do XXII edição da CONGRENAJE, baseado no tema do ano IECLB, terá como objetivo refletir sobre as mudanças que são necessárias na Igreja e na sociedade em vista da celebração dos 500 anos da Reforma Protestante: ¨queremos incentivar os jovens a pensar e agir na sociedade e na Igreja, para transformar, integrando-os em um espaço que também permite sensibilidade para a inclusão, o equilíbrio de gênero, a preservação do meio ambiente e consumo consciente¨, segundo o Conselho Nacional da Juventude Evangélica IECLB.

Sobre as problemáticas sociais disseram: ¨o sistema econômico hegemônico trata as pessoas como um produto e, assim, as transforma em descartáveis e desumanizadas A natureza é explorada de maneira desenfreada para a obtenção de lucro. Porém a partir da graça de Deus somos chamados a denunciar essa mercantilização¨.

A Diácona Simone E. Voigt, coordenadora do trabalho com jovens e Programas de intercâmbio IECLB, observou que a organização do evento está se desenvolvendo conjuntamente pelo Conselho Nacional da Evangélica Juventude, o Sínodo Vale do Itajaí e a Secretaria Geral IECLB. Ela também informou que, antes do Congresso será realizado, de 21 a 24 de julho, um seminário da Rede Mundial da Juventude Reformadora da Federação Luterana Mundial (FLM), que será realizadono Centro de Eventos Rodeio 12, localizado na Cidade Rodeio, Santa Catarina. A Rede Global e os jovens das igrejas luteranas da América Latina e do Caribe vão participar do XXIII CONGRENAJE.

Rede de Comunicação - ALC
 

Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br