IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

Organismos luteranos mundiais discutem a jornada do conflito à comunhão

Interação de uns com os outros em níveis locais e globais

08/03/2016

Representantes da Federação Luterana Mundial (FLM) e do Conselho Luterano Internacional (ILC) destacaram a necessidade de continuar as discussões entre as duas organizações globais e apresentaram em sua reunião anual deste ano os trabalhos em curso relacionados com o aniversário Reforma. Eles também discutiram o documento Do Conflito à Comunhão. A FLM estendeu um convite para o ILC para assistir à Comemoração Ecumênica Conjunta em Lund em outubro deste ano.

Ambos os corpos luteranos têm um desejo real de avançar em harmonia e respeito mútuo um pelo outro, diz Rev. Dr. Fidon Mwombeki, diretor do Departamento da FLM para a Missão e Desenvolvimento, refletindo sobre a reunião fevereiro 24-25, realizada em Wittenberg , Alemanha.

Apesar das diferenças de opinião sobre algumas questões, nós ainda podemos nos envolver uns com os outros de uma forma respeitosa, e isso é importante para os nossos membros, observa Mwombeki, participando da reunião da FLM-ILC, pela primeira vez, já que ele se juntou ao Escritório da Comunhão em janeiro de 2016. As devocionais realizadas de forma conjunta e as conversações informais durante as refeições e nos intervalos são importantes construtoras de pontes, acrescenta.

Em um comunicado após a sua reunião, os dois parceiros disseram que tinham discutido a resposta do ILC ao documento ”Do Conflito à Comunhão: Comemoração Conjunta Luterano-Católico da Reforma em 2017”. As abordagens e procedimentos para a ILC se juntar possivelmente ao processo Do Conflito à Comunhão foram discutidos.

Os representantes do ILC e da FLM discutiram acerca de como eles irão interagir uns com os outros localmente e internacionalmente. O ILC apresentou um documento delineando sua compreensão do diálogo ecumênico. A FLM pediu esclarecimentos sobre as experiências e situações específicas sobre os quais ela tinha levantado questões.

O ILC aceitou o convite do representante do Conselho da FLM de assistir à Comemoração Ecumênica Conjunta da Reforma, a ser realizada em Lund, Suécia, em 31 de Outubro de 2016.

O ILC foi criado em 1958 como uma associação daqueles que se identificam corpos confessionais da Igreja Luterana que se apoiam uns aos outros e estudam questões teológicas de forma conjunta. Fundada em 1947, a comunhão da FLM tem atualmente 145 igrejas-membro em todo o mundo. Algumas das igrejas luteranas são filiadas a ambas as organizações.

A reunião contou com a presença de cinco participantes da FLM e quatro do ILC. Ela foi hospedada pelo ILC e co-presidida pelo secretário-geral da FLM, Rev. Dr. Martin Junge e presidente do ILC, Bispo Hans-Jörg Voigt. Os dois corpos luteranos têm estado em discussões contínuas desde 2006 e já se reuniram cinco vezes desde 2011, honrando um memorando de entendimento de 2005.

A próxima reunião será realizada, 7-8 de fevereiro 2017, em Genebra, tendo como tema a hermenêutica e de como este assunto se relaciona com a unidade da Igreja. Estou ansioso para nossa próxima reunião, onde iremos gastar um tempo considerável, olhando para o que dá forma aos meios pelos quais os luteranos, tanto a FLM e ILC abordam, leem e interpretam a Escritura, acrescenta Mwombeki.

Fonte: FLM

É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br