IECLB e Federação Luterana Mundial - FLM



ID: 2702

A Pastora Russa Elena Bondarenko à Assembleia da FLM: As promessas de Deus permanecem

Culto de Abertura da XII Assembleia em Windhoek, Namibia

10/05/2017

Culto de Abertura da XII Assembleia da FLM em Windhoek, Namibia
Culto de Abertura da XII Assembleia da FLM em Windhoek, Namibia
Culto de Abertura da XII Assembleia da FLM em Windhoek, Namibia
Culto de Abertura da XII Assembleia da FLM em Windhoek, Namibia
Culto de Abertura da XII Assembleia da FLM em Windhoek, Namibia
Culto de Abertura da XII Assembleia da FLM em Windhoek, Namibia
Culto de Abertura da XII Assembleia da FLM em Windhoek, Namibia
1 | 1
Ampliar

WINDHOEK, Namíbia / GENEBRA, 10 de maio 2017 - A sobrevivência da igreja através de todas as tribulações é o cumprimento da promessa de Deus, foi o que se lembrou aos/às participantes da XII Assembleia da Federação Luterana Mundial (FLM) durante o culto de abertura.

As promessas de Deus sobre a vida e existência cotidiana, o nosso pão de cada dia e todas as nossas obras. As promessas de Deus nos abrem à verdade de que tudo faz sentido, todas as nossas ações e até mesmo nossos pensamentos e sentimentos têm um significado e objetivo final é que nós com todas as nossas ações e pensamentos podemos ser salvos . Este foi o mensagem Rev.. Dra. Elena Bondarenko da Igreja Evangélica Luterana na Rússia Europeia, em seu sermão durante o culto eucarístico de abertura da Assembleia.

O culto, que foi assistido por cerca de 800 pessoas, foi realizado em uma tenda especial para adoração erigido nos jardins do Safari Court Hotel and Convention Center, em Windhoek, onde neste momento está reunido o órgão máximo de tomada de decisões da FLM e hospedado em conjunto pelas igrejas-membro na Namíbia.

Em seu sermão sobre Isaías 61.1-4, Bondarenko instou os membros de congregações em todo o mundo a confiar em Deus. As promessas de Deus realmente são mantidas. A igreja cristã leva 2.000 anos ensinando, pregando o evangelho e administrar os sacramentos. [...] A Igreja é vitorioso porque Jesus prometeu.

A tenda para o culto, que é o ponto de encontro para a maioria dos cultos e serviços de oração da assembleia, tem um altar, uma pia batismal e um púlpito de madeira de árvores caídas, encontradas na Namíbia.

As Igrejas anfitriãs da Assembleia, a Igreja Evangélica Luterana na República da Namíbia (ELCRN por sua sigla em Inglês), a Igreja Evangélica Luterana na Namíbia e da Igreja Evangélica Luterana na Namíbia - German Evangelical Lutheran Church, reúnem no total, cerca de 1,2 milhões de pessoas. As três igrejas unem suas forças sob a bandeira do Conselho de Igrejas Unidas - Igrejas Evangélicas Luteranas da Namíbia, através do qual colaboram para promover a unidade da igreja no país.

Os dons de Deus não se vendem

Reflexões Bondarenko sobre o tema da Assembléia, Livres pela graça de Deus, e os sub-temas que ampliam que a salvação, os seres humanos e a criação não se vendem, também dão o tom do evento global domingo 14 de maio para comemorar o aniversário no estádio Reforma Sam Nujoma.

A pastora sugeriu a seqüência criação - seres humanos - a graça - a salvação para afirmar a ordem da história bíblica e as promessas mais importantes de Deus para nós / as. Os dons de Deus não estão à venda. Deus nos dá liberdade e graça em abundância. Deus vem para salvar-nos no nosso tempo. E é tempo de reconstruir as ruínas antigas e reparar os escombros do passado, é tempo de adorar a Deus segundo a tradição, mas também com a nossa própria e nova canção, acrescentou.

Dar sentido à vida

Sendo uma pastora que esteve envolvida no trabalho de reconciliação com as comunidades da Ucrânia no meio da crise na Crimeia, Bondarenko disse que o 500º aniversário da Reforma também coincide com o centenário das duas revoluções russas que deram lugar à perseguição dos cristãos.

Ela pediu ao público para imaginar o que ela tinha vivido sob a rotina do ateísmo como ideologia oficial há quase 90 anos sem a nossa fé em Deus, e sem a beleza das Sagradas Escrituras e da liturgia da igreja, uma vida sem a orientação e o apoio de Deus em tempos de caos .

Enfatizando que as promessas de Deus são mantidas, disse. Quando se fez tudo para silenciar a igreja e a deixar exangue, é um verdadeiro milagre que a noiva de Cristo, a igreja, sobreviveu.

Sua mensagem as pessoas cristãs que agora enfrentam novos desafios e questões para as quais ainda não tem muitas respostas, foi: Confessemos com humildade nossa ignorância e nossa confiança em Deus, nosso Criador. Nosso poder reside em sermos honestos/as, proclamar honestamente a graça de Deus e pregar que a criação e a salvação não estão à venda. Essa foi a base da Reforma há 500 anos e o princípio renovamos em formas modernas hoje em dia .

O bispo da ELCRN Ernst Gamxamub presidiu a Eucaristia, o qual foi distribuído em diferentes partes da tenda. Outras partes da liturgia do culto estiveram a cargo do Dr. G. Raja Bishop Sócrates Sathyachandar da Igreja Luterana de Arcot na Índia, e da Bispa Presidente da Igreja da Noruega Helga Haugland Byfuglien, que também é vice-presidente FLM para a região nórdica.

Após o culto, as / os participantes se dirigiram para a sala de conferências do centro de convenções para começar a primeira sessão de trabalho da assembleia, que hoje incluem o endereço do Presidente da FLM e apresentação das mensagens do pre- assembleias de mulheres e jovens.

Fonte: FLM


Veja mais sobre a Assembleia da FLM e sobre a FLM. Clique aqui.
 

Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br