Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Dois sínodos abraçam Xalaua, comunidade luterana irmã em Moçambique

23/07/2018

Congregação de Xalaua no Culto
Capela atual à esquerda e capela a ser concluída nos fundos
Interior da Capela a ser concluída
Fachada da Capela de Xalaua a ser concluída
1 | 1
Ampliar

 

Os Sínodos Espírito Santo a Belém e Norte Catarinense responderam ao chamado por ajuda e solidariedade feito pela Congregação de Xalaua da IELM - Igreja Evangélica Luterana em Moçambique. Os dois sínodos da IECLB mobilizaram suas comunidades e paróquias para uma oferta especial na semana da paixão de 2018 visando apoiar a conclusão do templo.

Xalaua é uma congregação da Paróquia de Moma, Distrito Eclesiástico Norte, da IELM. Localiza-se a 125 km da cidade de Nampula e a cerca de 25 km da Clínica de Mavucu. Era área de atuação da Irmã Doraci Edinger, a diaconisa da IECLB assassinada em Nampula, em 2004.

O Distrito Norte é o mais numeroso em membros, mas não possui nenhuma capela melhorada ou igreja construída, e nenhuma casa pastoral. As capelas existentes são de material local, não resistem ao tempo e devem trocar o teto de palha anualmente.

A maioria dos membros da Congregação de Xalaua são mulheres e jovens desempregados. Vivem da agricultura familiar de subsistência usando enxadas de cabo curto, muito características na África. Nos últimos anos a região tem sido afetada por secas devido a mudanças climáticas, causando crise alimentar.

Em tempos anteriores e melhores a congregação comprou um terreno e iniciou a construção de sua capela, mas a obra parou há 5 anos atrás. Não desanimaram e querem ver a sua igreja concluída, o que elevaria a autoestima da congregação e também teriam condições básicas para celebrar os cultos em qualquer época do ano e realizar atividades de educação cristã e capacitação de lideranças.

Para concluir a sua casa de cultos e orações os membros continuarão a contribuir com água para a obra, carregamento de areia das margens do rio para a obra, carregamento de pedras para o chão, auxílio aos pedreiros, fabricação de blocos para terminar as paredes, servir alimentação aos trabalhadores na obra e a guarda do material.

A IECLB mantém relações de parceria e cooperação com a Igreja de Moçambique buscando fortalecer as suas capacidades para participar na missão de Deus. E tal como muitas comunidades nossas receberam apoio de fora no passado, este foi um bom momento de expressar gratidão e solidariedade aos nossos irmãos e irmãs moçambicanos de Xalaua.

A oferta nos dois sínodos somou R$ 16.654,35 e o restante de R$ 4.209,00 para completar o valor orçado e solicitado será complementado pelo Fundo Irmã Doraci Edinger.

O Sínodo Rio dos Sinos começou uma ação chamada Missão Angola para apoiar projetos de construção de capelas e na área da saúde encaminhados pela Igreja Evangélica Luterana de Angola.

Os demais sínodos da IECLB serão convidados a participar deste mutirão de solidariedade em apoio a novos projetos encaminhados pelas comunidades da Igreja Evangélica Luterana de Moçambique.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br