Cultura de Convivência



ID: 3192

Nem Tão Doce Lar é tema de encontro da OASE Regional Centro do Sínodo Paranapanema

04/05/2019

Nem Tão Doce Lar em Colônia entre Rios - Guarapuava/PR
Nem Tão Doce Lar em Colônia entre Rios - Guarapuava/PR
Nem Tão Doce Lar em Colônia entre Rios - Guarapuava/PR
1 | 1
Ampliar


Mais de 100 mulheres, vindas das comunidades de Castro, Palmeira, Guarapuava, Ponta Grossa e Telêmaco Borba, participaram do encontro da OASE Regional Centro do Sínodo Paranapanema, que aconteceu no dia 4 de maio, na comunidade luterana de Colônia Entre Rios (Guarapuava/PR).

O encontro teve início com uma meditação de acolhida conduzida pela pastora Bianca Barth e em seguida uma palestra sobre a Superação da Violência Doméstica e Familiar, com o assessor de projetos da FLD, Rogério Oliveira de Aguiar. Na ocasião, foi apresentada a mostra Nem Tão Doce Lar - uma vida sem violência, direito de mulheres e de homens. Essa metodologia diaconal de superação da violência doméstica e familiar expõe as violações de direitos nesses espaços, propondo a denúncia e o aperfeiçoamento de ações preventivas. Trata-se de uma iniciativa da FLD que promove a discussão sobre o tema como também a articulação das redes de apoio em âmbito local e regional.

A coordenadora da OASE, do Sínodo Paranapanema, Wilma Devantier, se surpreendeu com a apresentação. “A palestra surpreendeu pela riqueza de informações sobre como detectar e evitar violências que possam existir em uma casa, por meio da observação de tudo que a compõe. Também trouxe orientações de como apoiar uma pessoa que vive nessa realidade e os motivos que tornam difícil que ela saia do ciclo tensão-violência-lua de mel.”

A pastora Luciméri Lichtenfels de Campos, da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Trindade, contou como o conhecimento fortalece a rede de apoio. “Ouvir a respeito do tema da violência contra a mulher a partir da abordagem da Nem Tão Doce Lar foi muito interessante e pertinente, pois é um assunto que vemos noticiar dia-a-dia na mídia, além de estar ao nosso redor e nas nossas famílias. Como igreja precisamos estar conscientes e saber como ajudar. Não temos uma receita pronta do que fazer, mas o fato de conhecermos o que realmente é a violência e suas diversas facetas possibilita sermos espaço de acolhimento. Que tenhamos coragem para continuar falando e trabalhando este assunto.”

A FLD, por meio da Nem Tão Doce Lar, busca fortalecer os grupos de mulheres para o desenvolvimento de ações diaconais libertadoras que tenham como foco a promoção da dignidade humana e a superação de todas as formas de violência. Também reafirma a boa nova do evangelho de Jesus Cristo (João 14.27), em diálogo com as políticas públicas em defesa de mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes.

Estão previstos mais dois encontros regionais da OASE nos dias: 27 de junho (Regional Sul em São José dos Pinhais/PR) e 21 de setembro (Regional Norte em Assis/SP). Em todos os locais a exposição estará aberta à visitação das participantes.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
REDE DE RECURSOS
+
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br