IECLB e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC)



SCS Q 1 BL E Sala 702 - Asa Sul
CEP 70301-000 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3321-4034
conic@conic.org.br
ID: 2704

Lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica em São Paulo/SP

10/02/2016

Celebração na Catedral da Sé
CampFraternidade.-lançamento
1 | 1
Ampliar

Na Quarta-Feira de Cinzas, dia 10 de fevereiro de 2016, o Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste, P. Geraldo Graf, participou na Catedral da Sé, em São Paulo, do Lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. Junto com o Cardeal Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, participou de uma coletiva de imprensa e, em seguida, da Celebração do Início da Quaresma e Lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Todos e todas são convidados  a um olhar crítico sobre a nossa vida social e pessoal. Somos convocados para um análise responsável e comprometida com o planeta e com a justiça em nosso país, tão desfigurado pela corrupção, a fim de que possamos profeticamente clamar: Quero ver o direito e a justiça reinando na terra! (Amós 5.25). Diante do consumismo obsessivo, sejamos um sinal profético na luta mundial para salvar o planeta e construir a justiça social. Que abracemos a causa dos pobres e a sobriedade daquela austeridade que sempre soube respeitar a vida na terra  (texto do folheto de liturgia).

Na ocasião, o Pastor Sinodal dirigiu a palavra aos presentes e conclamou todos e todas para cuidarmos concretamente da Casa Comum, o nosso habitat, o planeta onde vivemos A nossa participação se dá pelas reivindicações  junto aos governos por um saneamento básico efetivo e global. Essa participação também se dá pela ação de cada um e de cada uma, começando pela própria residência usando responsavelmente a água, tratando lixo e esgoto, evitando a proliferação do mosquito da dengue. Lembrou que não se joga lixo fora. Todo lixo é jogado dentro, pois vivemos em um planeta com limites bem definidos. Todo lixo afeta nosso habitat e é sinal visível da injustiça que grassa em nosso planeta.

Em sua homilia sobre Mateus 6.2-18, Dom Odilo Scherer lembrou que a palavra saneamento tem raiz comum com a palavra saúde. Portanto, cuidar do saneamento básico é cuidar da saúde de todos e de todas.

O Sínodo Sudeste convida as Comunidades para celebrarem ecumenicamente a Campanha da Fraternidade nas áreas de sua atuação geográfica. Além das celebrações, se envolvam em ações locais conjuntas de saneamento básico, que venham gerar transformações em busca de uma vida digna e justa para todos/as.

Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br