IECLB e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC)



SCS Q 1 BL E Sala 702 - Asa Sul
CEP 70301-000 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3321-4034
conic@conic.org.br
ID: 2704

Batistas passam a integrar o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC)

23/08/2017



É com alegria que o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) comunica o ingresso da Aliança de Batistas do Brasil (ABB) como membro pleno do Conselho. A adesão ao CONIC foi oficializada nesta terça-feira, 22 de agosto, dentro da programação da XVII Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Igrejas. Agora, fazem parte do diálogo ecumênico no CONIC anglicanos (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil), batistas (Aliança de Batistas do Brasil), católicos (Igreja Católica Apostólica Romana), luteranos (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), ortodoxos (Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia) e presbiterianos (Igreja Presbiteriana Unida).

Essa é uma grande notícia para o movimento ecumênico brasileiro, pois reforça o compromisso dos batistas no diálogo com as demais confissões cristãs e passa um claro recado à sociedade: o de que o pedido de Jesus, “para que todos sejam um” (Jo 17:21), não é apenas viável, como também bastante possível nos dias de hoje – apesar das diferenças doutrinárias de cada igreja. Aliás, no contexto ecumênico, diferenças doutrinárias não dividem, enriquecem a caminhada.

Para ingressar no CONIC, a Aliança de Batistas do Brasil formalizou o pedido de adesão ao Conselho, tal como prevê o Estatuto (clique aqui para ler o documento). Depois disso, esperou-se o tempo necessário até que o pedido fosse analisado pela Assembleia (realizada a cada dois anos), pois é a Assembleia que tem a palavra final para acatar ou não a adesão de uma igreja. Por unanimidade, a Assembleia opinou favoravelmente pelo ingresso da Aliança no Conselho.

Quem são os batistas?

A igreja batista é uma denominação protestante histórica. A maior associação batista atualmente é a Convenção Batista do Sul, dos Estados Unidos, com pouco mais de 16 milhões de membros e mais de 42 mil igrejas filiadas. Mas há muitas outras associações de batistas no mundo. No Brasil, a mais antiga é Convenção Batista Brasileira. Mas também há outras, como a Aliança de Batistas do Brasil, que agora está no CONIC, a Convenção Batista Nacional e a Convenção das Igrejas Batistas Independentes.

O termo batista vem da palavra grega baptistés, que é relacionado ao verbo baptízo, “batizar, lavar, mergulho, imerge”. A teoria mais aceita é que os batistas são oriundos de movimentos surgidos na Europa do séc. XVIII, que ficaram conhecidos pela sua exigência de rebatismo e apenas de adultos. Eles também tinham como princípios fundamentais a defesa da livre interpretação da bíblia, liberdade congregacional e liberdade religiosa para todas as pessoas.

Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br