Música na IECLB


Voz, música e louvor entoam 5º Encontro de Bandas do Sínodo Rio dos Sinos

08/07/2017

D71_9634
O Pastor Dirceu Griggio, que atua na paróquia, trouxe a palavra bíblica e um momento de reflexão, destacando que Deus fala conosco através da música.
Presidente da Paróquia, Fausto Lemmertz também saudou as pessoas presentes. Antes de se iniciar a palestra, a Pastora Cleide conduziu uma palavra de oração.
A manhã seguiu animada: o membro da paróquia Primavera, Arthur Metz, preparou um momento de louvor com algumas músicas.
Os participantes do Encontro cantaram e louvaram com alegria!
Logo após, a musicista e professora Joana Haar Karam, trouxe uma palestra em que falou às pessoas presentes sobre a voz e sobre como podemos utilizar a voz com instrumentos musicais.
Joana colocou que cantar é uma grande responsabilidade frente às pessoas que participam de cultos, pois a música na igreja possui mais de um objetivo: louvar, entusiasmar a comunidade e também complementar a mensagem passada.
A segunda parte do Encontro de Bandas do Sínodo iniciou à tarde, com a saudação do Pastor Sinodal Edson Edilio Streck. Em seguida, a Banda de Quinta, da Paróquia Matriz, de Porto Alegre, foi a primeira a se apresentar.
Composta por mais de 20 membros, é conduzida pelo Pastor Claudio Kupka e conta com o auxílio de regência da professora de música Soraya Eberle.
O segundo grupo a se apresentar foi o Ministério de Louvor Diante D´Ele, da Comunidade da Redenção, no bairro Guarani, em Novo Hamburgo.
Logo após, o Grupo de Louvor da Comunidade de Hamburgo Velho foi ao palco.
Cantando quatro músicas, animaram o público!
O último grupo a subir ao palco foi a Banda Desde o Amanhecer, formada por integrantes membros da Paróquia Primavera.
Duas belíssimas músicas fecharam o momento de apresentações.
Todas as bandas receberam o certificado de participação no evento, que foi entregue pelo Pastor Sinodal ao final de cada apresentação.
1 | 1
Ampliar

No dia 8 de julho, sábado, a Paróquia Primavera, de Novo Hamburgo, recebeu o 5º Encontro de Bandas do Sínodo Rio dos Sinos. O evento se iniciou com a saudação da Pastora Cleide Olsson Schneider e de Luis Augusto Kempf, representando o Conselho Sinodal de Música. Em seguida, o Pastor Dirceu Griggio, que atua na paróquia, trouxe a palavra bíblica e um momento de reflexão, destacando que Deus fala conosco através da música. O Presidente da Paróquia, Fausto Lemmertz também saudou as pessoas presentes. Antes de se iniciar a palestra, a Pastora Cleide conduziu uma palavra de oração. A manhã seguiu animada: o membro da paróquia Primavera, Arthur Metz, preparou um momento de louvor com algumas músicas.

Logo após, a musicista e professora Joana Haar Karam, trouxe uma palestra em que falou às pessoas presentes sobre a voz e sobre como podemos utilizar a voz com instrumentos musicais.Ela falou também sobre as pregas vocais e sobre as diferenças de voz entre homens e mulheres. Joana colocou que cantar é uma grande responsabilidade frente às pessoas que participam de cultos, pois a música na igreja possui mais de um objetivo: louvar, entusiasmar a comunidade e também complementar a mensagem passada.

Em seguida, a professora falou das extensões vocais diferentes e sobre as estruturas necessárias para a voz. Falou também da necessidade do aquecimento vocal e da preparação da voz antes de cantar, além dos exercícios de dicção e tonalidade. Assim, mostrou as diferentes formas de projetar e melhor produzir o som emitido, dando destaque à ressonância da voz. Joana colocou também que as expressões são importantes na música e que a música é uma extensão da comunicação.

Complementando as palavras de Joana, Luis Augusto Kempf, também do Conselho Sinodal de Música, lembrou que além das técnicas vocais, antes de cantar nos cultos e nas celebrações nas igrejas, é preciso realizar um outro aquecimento, seja individualmente ou em grupo: o da oração. Luis também colocou que é muito importante estudar as letras das músicas, para pensar sobre o que se quer transmitir quando se está cantando. Ele falou também que outro hábito importante que se deve ter é estudar e ler a Palavra, que é nosso alimento. E por fim, disse que estudar os instrumentos musicais também é fundamental para se alcançar a excelência.

A segunda parte do Encontro de Bandas do Sínodo iniciou à tarde, com a saudação do Pastor Sinodal Edson Edilio Streck, que levou as palavras das Senhas Diárias. Em seguida, a Banda de Quinta, da Paróquia Matriz, de Porto Alegre, foi a primeira a se apresentar. Composta por mais de 20 membros, é conduzida pelo Pastor Claudio Kupka e conta com o auxílio de regência da professora de música Soraya Eberle. O segundo grupo a se apresentar foi o Ministério de Louvor Diante D´Ele, da Comunidade da Redenção, no bairro Guarani, em Novo Hamburgo. Logo após, o Grupo de Louvor da Comunidade de Hamburgo Velho foi ao palco e, com quatro músicas, animou o público. O último grupo a subir ao palco foi a Banda Desde o Amanhecer, formada por integrantes membros da Paróquia Primavera. Duas belíssimas músicas fecharam o momento de apresentações. 

Todas as bandas receberam o certificado de participação no evento, que foi entregue pelo Pastor Sinodal ao final de cada apresentação. Antes do encerramento do encontro, a pastora Cleide, em conjunto com a musicista Soraya, relembraram dos próximos eventos que ocorrerão em 2018 no Sínodo envolvendo música (o 7º Festival Luterano de Música e o 6º Encontro de Bandas do Sínodo Rio dos Sinos), e incentivaram as pessoas presentes a irem a estes eventos e a convidarem mais grupos a participarem.

Além disso, falou-se também do Livro de Canto da IECLB, um projeto que está em execução há mais de quatro anos e que será lançado em outubro deste ano. A oração final e o envio foram conduzidos pela pastora Cleide. Assim, o 5º Encontro de Bandas do Sínodo Rio dos Sinos encerrou por volta das 16h. Logo após, as pessoas presentes foram convidadas para um lanche servido pelos voluntários da Paróquia Primavera. 

Fotos por: Jeremias Gehm e Gabriela Olsson Schneider (Foto de Verdade - www.fotodeverdade.com) 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br