Música na IECLB


Regência para compreender práticas, pensamentos e ações

10/02/2017

FOTO DO GRUPO 1
04
05
06
20170212_140004
Henriette Hillbrecht-01
Henriette Hillbrecht-02
Henriette Hillbrecht-03
IMG_2196
IMG_2207
IMG_2208
IMG_2209
IMG_2210
IMG_2211
Rafael EKarla Huch - maestrina Mara Campos
1 | 1
Ampliar

O que vivenciamos, aprendemos, compartilhamos e construímos em conjunto nos últimos dias 10 a 12 de fevereiro em São Bento do Sul, mais especificamente no Lar Vila Elsa, talvez não possam ser expressos somente em palavras, mas quem sabe em sons, nos olhares, nos sorrisos e no carinho.

Mara Campos, uma renomada regente conhecida pelo Brasil afora, acreditem, esteve conosco nos capacitando em uma “Oficina de Regência”, promovida pelo Conselho de Música do Sínodo Norte Catarinense com repertório relacionado às nossas práticas principalmente agora mais especificamente para as celebrações dos 500 anos da Reforma Luterana.

Esta mulher veio de encontro às nossas necessidades de uma forma tão singela, porém tão certeira que envolveu regentes com formação como iniciantes numa perspectiva técnica sem criar constrangimentos e sim apontando para soluções dos nossos dilemas práticos.

Quanta sabedoria! Exaltou a música luterana, elogiou a nossa igreja, valorizou nosso trabalho, enfim refletiu conosco o que representa poder celebrar 500 anos não só de Reforma da Igreja, mas de toda uma cultura e principalmente musical.

Esta oficina foi oferecida primeiramente aos regentes e musicistas do Sínodo Norte Catarinense que abriu espaço para outros sínodos e outras instituições. Somamos um total de 37 participantes vindos de Joinville, Blumenau, Gaspar, São Bento do Sul, Pomerode, Marcílio Dias, Rio das Antas, Massaranduba, Jaraguá do Sul, Caçador, e dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e até de Goiás.

Tivemos o privilégio de compartilhar saberes e também de divulgar a música luterana para outras denominações. E quando perguntaram porque?

Respondemos que este é o momento de relembrar e testemunhar “ao mundo” o que o movimento da Reforma com sua trajetória representa para nós e para a história.

Enfim, tivemos a oportunidade de ensaiar o hino “CRISTÃOS ALEGRES, JUBILAI” que é o tema da IECLB deste ano, de Martin Luther, no original “Nun Freut Euch, Lieben Cristen G’Mein”. Para este encontro nos foi disponibilizada a obra com um excelente arranjo feito pelo Regente Roberto Rossbach, Mestre, doutorando em música e professor na FURB. É um assíduo colaborador nos Seminários de Música em Rodeio 12, e esteve presente na oficina em São Bento do Sul.

Agradecemos pela oportunidade deste aprendizado, à Mara Campos que nos conduziu com tanta maestria, ao Cleonir Ziemermann em mediar os detalhes para a vinda da professora, ao Lar Vila Elsa que nos recebeu de braços abertos, à secretária do Sínodo Norte Catarinense Roselei, que ocupou-se com as inscrições e a todos que se dispuseram em participar.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
REDE DE RECURSOS
+
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br