Música na IECLB


O Livro de Canto da IECLB

Oficina de Canto

04/02/2018

IMG-20180204-WA0021
IMG-20180204-WA0023
IMG-20180204-WA0030
IMG-20180204-WA0040
IMG-20180202-WA0021
IMG-20180203-WA0011
1 | 1
Ampliar

“Cantos e encantos” é o que vivenciamos no período de 01 a 04 de fevereiro deste ano. Nós nos despedimos no domingo, encerrando assim as atividades da OFICINA DE CANTO sobre o Livro de Canto da IECLB no Lar Vila Elsa em São Bento do Sul, SC. Foram momentos inesquecíveis dos quais já temos saudades.

O Sínodo Norte Catarinense, através do seu Conselho de Música organizou esta proposta para que musicistas, regentes, pastores e pessoas que trabalham com o canto comunitário tivessem acesso a este novo material e de como utilizá-lo musicalmente. Com 39 participantes vindos de diversos lugares, de perto e de longe: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Assim formou-se nesta ocasião um grupo dinâmico na sua diversidade e com um desejo imenso de aprender e entender este Livro de Canto. Os professores, Christopf Küstner, Henriette Hillbrecht e Cleonir Geandro Zimmermann, um trio de ouro, souberam trabalhar questões dentro das atividades como: VIVÊNCIA DE REPERTÓRIO DO LIVRO DE CANTO DA IECLB, QUESTÕES MUSICAIS, TÉCNICAS E ASPECTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM AO CANTO COMUNITÁRIO, DINÂMICA NO ENSINO DAS CANÇÕES, LITURGIA E O LIVRO DE CANTO, ACOMPANHAMENTO DOS CANTOS, COMO TRABALHAR ARRANJOS MUSICAIS COM INSTRUMENTISTAS e COMO UTILIZAR NOVO REPERTÓRIO.

Foram dias de muito aprendizado, muita cantoria, muitos sons, focados neste novo hinário chamado “LIVRO DE CANTO”, construído por uma equipe, a “Comissão do Hinário”, muito capacitada que trabalhou durante 06 anos com muita seriedade musicalmente e teologicamente para elaborar este material.
Na noite de abertura tivemos a presença do P. Inácio Lemke, Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense e Segundo-vice Pastor Presidente da IECLB juntamente com sua esposa que levou ânimo ao grupo e mencionou sobre a dedicação da comissão durante o processo de elaboração do Livro de Canto e observou a beleza do conteúdo.

Nesta ocasião o P. Cristiano Ritzmann, assessor teológico do Conselho de Música do SNC se fez presente com uma mensagem bíblica do Livro de Atos, na qual relata o episódio de Paulo e Silas na prisão onde cantaram cânticos a Deus e portas se abriram e a vida do carcereiro foi transformada.

O Presidente do Sínodo Norte Catarinense, Carlos Henrique Sacht e esposa participaram das atividades da Oficina, envolvendo-se agraciados com as belas melodias e arranjos.

Os ritmos brasileiros nos deram bons impulsos para soltar nossa “ginga” numa cantoria quase dançante. Cada estilo com sua característica. Cada nota no seu lugar, cada voz com seu timbre e cada qual com sua emoção.

Junto às atividades da OFICINA também foi preparado um culto juntamente com o ministro local, Pastor Nestor Ivo Nath da Paróquia de São Bento do Sul, onde o grupo teve uma atuação musical /litúrgica e no qual se realizou uma celebração de dedicação do LIVRO DE CANTO com esta comunidade. Os membros participaram levando ao altar seus antigos hinários e trazendo consigo o novo Livro de Canto para cantarem neste momento “Eu te agradeço”. Foi um ato muito significativo para esta comunidade e para todos os participantes da OFICINA DE CANTO.

Agradecemos a todos os envolvidos na preparação e organização deste evento chamado “OFICINA DE CANTO: Conhecendo o Livro de Canto da IECLB”. Agradecemos às comunidades que apoiaram, agradecemos o Lar “Vila Elsa”, que nos recebeu tão gentilmente, agradecemos os participantes, os (as) ministros (as) que confiaram neste trabalho e em especial os professores que desenvolveram o tema com muita propriedade.

Que Deus, na sua infinita bondade possa nos conceder ainda muitos momentos como estes e que o Sínodo Norte Catarinense continue apoiando a MÚSICA no trabalho para a Obra do Senhor nosso Deus, sempre e sempre.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br