Música na IECLB


Livro de Canto da IECLB - uma apresentação

03/07/2017


 Livro de Canto da IECLB - uma apresentação

Nos anos de 1981 e 1997, respectivamente, foram lançados os dois volumes do atual hinário em uso na IECLB – Hinos do Povo de Deus. Em 2011, o Conselho da Igreja nomeou uma comissão para organizar um novo hinário. Entre os motivos para esta resolução estavam:

- inúmeros pedidos para unificação dos dois volumes de Hinos do Povo de Deus (HPD), ou reelaboração do hinário;
- o contexto da renovação litúrgica e de maior apropriação da realidade brasileira;
- o repertório recém-composto e já em uso nas comunidades;
- a necessária atualização da linguagem de alguns hinos.

A comissão se ocupou com o assunto e sugeriu a elaboração de um novo hinário. A proposta foi aprovada pelo Conselho da Igreja. A partir daí, a comissão se reuniu em pelo menos quatro reuniões anuais para definir critérios, coletar, selecionar e elaborar o novo material. Esse material deveria privilegiar o canto comunitário e servir como instrumento para a capacitação litúrgica e musical.

Integrantes da comissão: P. Cláudio Kupka (coordenador), Soraya Heinrich Eberle (Coordenação de Música da IECLB), Cleonir G. Zimmermann, Werner Ewald, P. Oziel Campos de Oliveira Júnior, Cladis Steuernagel, Delmar Dickel e Marcel Steuernagel.

Procuraremos, abaixo, responder a perguntas frequentes sobre o Livro de Canto:

- Por que LIVRO DE CANTO, e não Hinário? Na seleção do material, percebeu-se que, além de hinos, o repertório que a IECLB dispõe é composto também por cantos litúrgicos, canções, corinhos. O hinário contém o repertório, mas este repertório se torna música na medida em que é cantado pela comunidade. Seguindo a linha do Livro de Culto, a comissão propôs uma nova nomenclatura, simples e direta: Livro de Canto da IECLB.

- O que significa Soli Deo Gloria? Esta expressão representa o cerne confessional da música luterana e, portanto, do Livro de Canto: ser para a Glória de Deus. Este era o princípio do uso que Lutero fez da música. A expressão resume a intenção, mas não é o título do livro. O título é: Livro de Canto da IECLB.

- Qual será a estrutura? O Livro de Canto segue aquilo que é estipulado na liturgia da IECLB, atendo-se ao culto em suas diferentes partes e considerando o calendário litúrgico. O Livro de Canto também leva em conta temas da vida comunitária e cristã, como ecumene e cultura de paz.

- Qual será o conteúdo? O conteúdo do Livro de Canto será composto por aproximadamente 650 músicas. O material foi compilado a partir das seguintes fontes: HPD 1 e 2, Livro de Culto, Manuais de ofícios da IECLB, Coleção Miriã, Em Tua Casa, O Povo Canta, Cantarei ao Senhor, Novo Cântico e outros cancioneiros, além de sugestões vindas de diferentes comunidades e pessoas. Composições oriundas do âmbito da IECLB tiveram espaço importante, mas também houve pesquisa em materiais de outras denominações. Uma das tarefas da comissão foi ouvir e perceber o que a IECLB canta. Não foram, em princípio, compostas novas canções para esse material. Todas estão testadas em comunidades. Repertório para ser executado com crianças também está presente.

- Todo o HPD estará no Livro de Canto? Grande parte do repertório do HPD será incorporado ao Livro de Canto. No entanto, seguindo os critérios fixados pela comissão, nem todos os hinos do HPD estarão presentes.

- Já pode ser divulgado o índice? O Livro de Canto está em fase final de revisão e diagramação. Enquanto isso, estão sendo recolhidas as autorizações de publicação junto a autoras e autores. Enquanto não for autorizada a publicação de todo o repertório, a comissão se reserva o direito de não divulgar o índice.

- Como serão as partituras? As partituras consideram o período de composição da obra e a sua estrutura original. Assim sendo, a maioria virá somente com a melodia e a indicação das cifras para violão, teclado e outros.

- Qual é a relevância deste material? O Livro de Canto não é mais um cancioneiro alternativo lançado na igreja. Do ponto de vista do seu status, ele é o substituto dos hinários Hinos do Povo de Deus, para ser usado por toda a IECLB, nos diferentes locais e ocasiões. Por isso é conceitualmente amplo, mas confessionalmente claro e preciso.

- Como será a apresentação do material? O Livro de Canto da IECLB será publicado em tamanho 14 x 21 cm. Miolo impresso em 1x1 cor, previsão de 768 páginas, papel offset 56g ou 63g. Guardas em offset 180g, capa flexível em vinil, plastificado individual.

- Qual o custo do Livro de Canto? O valor promocional de lançamento é de R$ 30,00 por exemplar. O prazo para garantir este preço é 31 de julho de 2017. As encomendas devem ser feitas diretamente com a Editora Sinodal, através do e-mail: pedidos@editorasinodal.com.br.

Na certeza de que o Livro de Canto da IECLB será um fator importante para o desempenho de nossa missão e para a glória de Deus, nos despedimos,

Fraternalmente

P. Dr. Mauro Souza, Secretário da Ação Comunitária
P. Dr. Emilio Voigt, Coordenador do Núcleo de Produção e Assessoria
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br