Música na IECLB


Especialização em Educação e Gestão Musical em Contexto Comunitário

Formatura da 1ª Turma do Curso de Pós Graduação

02/02/2017

01
02
1 | 1
Ampliar

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB é instituição herdeira, de rica tradição musical. Historicamente marcada também pela valorização com a Educação e em especial a Educação Musical. Recentemente alguns Conselhos Sinodais percebendo uma inquietude em relação à capacitação musical, sobre tudo em suas comunidades, iniciaram um diálogo para possíveis encaminhamentos e parcerias que pudessem surgir a partir daí.

E foi assim que tudo começou!

Os Sínodos Paranapanema, Vale do Itajaí e Norte Catarinense da IECLB, considerando esta questão e percebendo a necessidade de envolver-se com a capacitação musical direcionada à música na igreja e da Igreja, iniciaram através das coordenadoras dos seus Conselhos de Música: Lislie Moraes de Carvalho, Rubia de Oliveira e Cladis Erzinger Steuernagel, fervorosas conversas e trocas de emails com a Coordenadoria de Música da IECLB.

A proposta seria oferecer cada vez mais meios de alcançar e envolver lideranças musicais, possibilitando suporte reflexivo e prático para que as ações musicais pudessem estar fundamentadas em referências bíblica/teológicas e em consonância com a confessionalidade luterana.

A Coordenadoria de Música da IECLB através da Professora Dra. Soraya Eberle considerou haver uma boa chance deste sonho dar certo, buscando uma parceria com o Instituto Superior de Educação Ivoti, ISEI, através da Coordenadora dos Cursos de Especialização Professora Dra. Marguit Carmen Goldmeyer para formalizar o curso e a sugestão foi realizar os módulos em Joinville, onde fomos acolhidos pelo Bom Jesus/IELUSC.

O curso iniciou com pessoas vindas dos Sínodos três e os módulos foram ministrados por professores de diversas cidades do Brasil. Os alunos chegaram trazendo na bagagem suas realidades bem específicas e cada um com experiências musicais diferentes, porém todos tinham em comum a busca em aperfeiçoar-se no ministério da música.

Juntamente com os musicistas inscritos da IECLB também duas alunas de outras denominações fizeram parte do grupo. Com isso pudemos abrir um leque e compartilhar experiências da Igreja Assembléia de Deus e Igreja Evangélica Luterana do Brasil, IELB.

Sem dúvida, este curso marcou a vida profissional de cada um (a), pois tivemos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e estabelecer novas conexões que ficarão para sempre marcados em nossa memória.

Como não lembrar “dos tantos e tantos” trabalhos? Foram inúmeros relatórios, apresentações e composições musicais. Quantos finais de semana durante estes dois anos de curso, com sol ou chuva, calor ou frio, a presença era necessária.

A monografia, ah! Um desafio tanto para os alunos como para os orientadores. Temas e conteúdos bem pertinentes às nossas práticas e às vezes não tão comuns para a pesquisa. Não foi fácil, achar o início, muito menos o fim. Foram horas e horas, debruçados no computador e nos livros.

Mas valeu a pena!

Quinze alunas/alunos chegaram até o final do curso. A celebração da formatura aconteceu na Igreja da Paz em Joinville dia 02 de fevereiro último e foi um ato muito significativo para nós alunas/alunos, nossas famílias, professores, autoridades eclesiásticas, instituições e para a igreja como um todo.

Somos gratos a Deus por ter nos permitido realizar este curso. O que aprendemos com os professores, excelentes mestres e com os colegas será uma legado para toda vida.

Temos a certeza de que o “ofício do músico” na igreja está cada dia sendo mais reconhecido e incentivado pelas nossas comunidades. A nós cabe exercer este ofício com responsabilidade e amor, para que através de nós, novas lideranças e musicistas sejam incentivados a fazer música na igreja no contexto atual.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br