Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 351 – 170526 - Atos 8,26-39

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. 2ª Coríntios 5.17

26/05/2017

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande!

Entre os gêneros diferente de filmes existe o »Roadmovie«, quer dizer um filme onde tudo acontece na estrada. São filmes dinâmicos e geralmente americanos com tramas de muito suspense na vasta rede dos »Highways« norteamericanos. Nem imaginamos que possa haver »roadmovie« em outro tempo e outro contexto.

Pois bem, temos este tipo de trama também em histórias bíblicas e neste domingo vamos refletir sobre um »Roadmovie« bíblico de Atos 8,26-39. É a história do ministro da fazenda da Etiópia que viajou a Jerusalém para encontrar a Deus e está de volta a sua terra triste porque acha que não teve sucesso. Deus coloca o apóstolo Felipe no seu caminho e este explica ao ministro o pedaço de pergamento do profeta Isaías e o batiza logo aí a beira da estrada!

Somos um ambos os personagens, um pouco o ministro e um pouco Felipe. É bom aceitar isto! Podemos receber ajuda e podemos dar! O importante no fim, é isto: »O ministro não viu mais Filipe, porém continuou a sua viagem, cheio de alegria.« (v.39)

Saudações até domingo!

P. Guilherme Nordmann


AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
Bazar da Capela  terças e quintas 14:30-17:30h - Procuramos mais Voluntários!!
Sábado
27/05/2017
9:00 hs: Reunião do Presbitério
Domingo
28/05/2017
6° Domingo
após Páscoa

19:00 hs: Culto   com Santa Ceia   (P. Guilherme)

Texto da Prédica: Atos 8,26-39

Terça
30/05/2017
19:00 hs: Reunião da Diretoria do Centro Social
Domingo
04/06/2017
Pentecostes
10:30 hs: (P. Guilherme) Culto com Santa Ceia
 
Texto da prédica: 2ª Coríntios 5,14-20
 
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 
Confirmação
 

É um rito da Igreja Luterana. É uma celebração de louvor a Deus. A Congregação reconhece as bênçãos espirituais concedidas aos confirmandos, particularmente, durante o período da instrução. A Congregação louva a Deus e intercede para que o Espírito Santo habilite estes adolescentes a permanecerem fiéis na fé e a crescer no conhecimento do Salvador Jesus Cristo.

No decorrer desta celebração, estes adolescentes confessam a fé na qual foram batizados e, posteriormente, instruídos. Confessam que a Bíblia é a Palavra de Deus e que o ensino da Igreja Luterana está fundamentado nela. Prometem permanecer fiéis ao Deus Triúno, com a ajuda do Espírito Santo. E afirmam dirigir a sua vida conforme os ensinamentos bíblicos, a continuar perseverantes no estudo da Palavra e a participar freqüentemente da Comunhão - A Santa Ceia.

Será que todos permanecem fieis ao que prometem perante Deus?

Três reverendos falavam de suas tentativas no combate aos morcegos que infestavam o forro das suas igrejas. O primeiro falou: “Comprei uma espingarda de pressão, mas o resultado que obtive foi um teto perfurado pelos chumbinhos.” O segundo disse: “Apanhei-os e coloquei-os num saco, amarrei-os bem e joguei-os num penhasco longe daqui. Mas, para minha decepção, os morcegos conseguiram libertar-se e retornar.” Então falou o terceiro reverendo: “Peguei os morcegos, batizei-os e confirmei-os. Depois disso, não os vi mais aqui na igreja.”

Esta anedota retrata o que acontece com uma boa porcentagem dos jovens confirmados. São aqueles jovens que encaram a sua Confirmação apenas como um rito tradicional e social. Uma vez cumprido o compromisso da catequese e participado do festivo Culto de Confirmação, acham que nada mais têm a fazer ou a receber na Igreja. Que grande engano! E que desastroso pensamento!

Confirmação não significa despedida da igreja. Muito pelo contrário, é a continuação na igreja e, agora, com uma participação plena. Afinal, o jovem confirmado assume a fé em Cristo Jesus publicamente e faz a promessa de vive-la por toda a sua vida, sob o auxílio do Espírito Santo.

“Portanto, vejam bem como vivem. Não vivam como ignorantes, mas como sábios. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam.” Ef. 5.15,17. “E guardem o que vocês têm, para que ninguém roube de vocês o prêmio da vitória.” Ap. 3.1


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 26 / Versículo Final: 39
ID: 42424
COMUNICAÇÃO
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br