Paróquia Bom Pastor - Brusque/SC

Sínodo Vale do Itajaí



Avenida Monte Castelo , 25 Centro
CEP 88340-000 - Brusque /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3351-1968
secretaria@ieclbrus.com.br
ID: 427

Colégio luterano de Brusque comemora 140 anos de fundação

20/04/2012

140 anos
2012 165
Aniversário bolo Marcus, Arno, Edson, Orlando
Ftos Apae e Acampamento cônsul 025
Visita técnica apoio 01
Visita técnica apoio 02
1 | 1
Ampliar

Em 2012 uma grande comemoração marcou os 140 anos de fundação do Colégio Cônsul Carlos Renaux, pertencente à Fundação Educacional Evangélica, instituída pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brusque (SC). O educandário foi fundado em 20 de abril de 1872, quando o pastor Sadreczki iniciou os ensinamentos na então Escola Evangélica Alemã. A programação especial contou com celebrações, Encontro Regional de Alfabetizadores, confraternização entre famílias e professores, passeio ciclístico, arrecadação de donativos para corrente de solidariedade, palestras, Feira do Livro, encontro de ex-estudantes e até um bolo de aniversário gigante.

Duas celebrações de Ação de Graças marcaram a data. “Celebramos louvando e agradecendo a Deus por chegarmos até aqui. Da mesma forma pedimos que Ele nos ilumine e nos dê bênçãos para continuarmos este importante e responsável trabalho de educar. O colégio está em festa durante todo o ano e o nosso grande destaque é a valorização da educação bem como seu debate hoje em toda a comunidade”, reforça a pastora Dra. Karen Bergesch, ministra no Pastorado Escolar. No dia 15 de abril aconteceu um Culto na Igreja Bom Pastor, Centro de Brusque, para toda a comunidade e, no dia 20, na mesma Igreja, foi celebrado outro Culto, com presença dos pastores da Comunidade Evangélica de Brusque e do pastor sinodal Breno Carlos Willrich. Desta vez, direcionado para a comunidade escolar e ex-alunos. Em ambas as ocasiões, o conjunto instrumental do colégio esteve presente enriquecendo as celebrações.

Diversas outras formas de comemorar a passagem do aniversário integraram pais, alunos, professores, ex-alunos, lideranças da comunidade e envolvidos nesta história. No dia 19 de abril, uma palestra com o tema: “O papel da família e da escola na formação ética, cultural e profissional dos filhos”, ministrada pelo Dr. Cesar Nunes, foi oferecida às famílias e corpo escolar, com o objetivo de propiciar o conhecimento sobre a educação dos filhos. Um ato solene na Câmara Municipal de Brusque, no dia 18, também marcou a passagem dos 140 anos. Um jantar com baile fechou as atividades festivas.

“Celebramos juntos, de várias formas, com alunos, ex-alunos, colaboradores, famílias e comunidade, reconhecendo a importância desta história que foi construída e deixada de exemplo para quem por aqui passar”, comemora o diretor Orlando Borchardt.

A História
Quando da transferência do pastor Sandreczki para Blumenau, a escola por ele fundada correu o risco de extinguir-se. Para evitar isso, a comunidade reuniu-se e fundou a Sociedade Escolar Evangélica. A ata da fundação foi redigida pelo senhor Carlos Renaux, futuro cônsul e patrono do colégio. Outro ano que marcou muito a história do colégio foi 1938. Neste ano, o diretor e todos os professores de nacionalidade alemã tiveram que deixar a escola, em face da Campanha de Nacionalização do Ensino, imposta pelo presidente Vargas. O Dr. Arno Ristow foi então convidado para assumir a direção da Escola, retornando da cidade de Pelotas, onde lecionava. Tinha, na época, 23 anos de idade. Também foi preciso alterar o nome deste educandário para Escola Evangélica Alberto Torres. Cumprindo todas as exigências legais, a Escola foi reaberta em 1º de julho do mesmo ano com 200 alunos.

Em 13 de novembro de 1944, pelo Decreto Estadual no 3.031, foi aprovado retroativamente o Curso Complementar, criado em 1938. Em 26 de fevereiro de 1947 a Portaria Ministerial nº 144 concedeu reconhecimento ao Ginásio Cônsul Carlos Renaux, primeiro ginásio de Brusque e único da cidade até 1954. Até então, as famílias brusquenses que possuíam condições, enviavam seus filhos para estudar em Florianópolis, Blumenau ou Curitiba. A implantação do curso ginasial possibilitou também o início do Curso Normal de segundo grau, o Científico e o Curso Técnico de Contabilidade.

Da união entre o Grupo Escolar Alberto Torres, Ginásio Cônsul Carlos Renaux, Curso Normal Colegial e o Curso Científico, surgiu o Colégio Cônsul Carlos Renaux. A partir da Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases – o Colégio Cônsul oferece à sua comunidade, a Educação Infantil a partir do Berçário, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Hoje, o Cônsul é uma instituição de ensino sem fins lucrativos, de caráter comunitário, mantido pela Fundação Educacional Evangélica. Hoje conta com 1.000 alunos e 92 professores.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br