18º Encontro de Pastores Eméritos, esposas e viúvas de Pastores

28/09/2016

18º Encontro de Pastores Eméritos, esposas e viúvas de Pastores
18º Encontro de Pastores Eméritos, esposas e viúvas de Pastores
18º Encontro de Pastores Eméritos, esposas e viúvas de Pastores
18º Encontro de Pastores Eméritos, esposas e viúvas de Pastores
18º Encontro de Pastores Eméritos, esposas e viúvas de Pastores
18º Encontro de Pastores Eméritos, esposas e viúvas de Pastores
18º Encontro de Pastores Eméritos, esposas e viúvas de Pastores
18º Encontro de Pastores Eméritos, esposas e viúvas de Pastores
18º Encontro de Pastores Eméritos, esposas e viúvas de Pastores
18º Encontro de Pastores Eméritos, esposas e viúvas de Pastores
1 | 1
Ampliar


Nos dias 27 e 28 de setembro aconteceu o 18° Encontro de Pastores eméritos, Esposas e Viúvas de Pastores, no Centro de Eventos Rodeio 12, com 75 participantes. O início do encontro aconteceu no refeitório com farto café da manhã, onde os abraços e cumprimentos efusivos marcaram o tom de todo o evento: a alegria do reencontro e a calorosa acolhida a pessoas que participaram pela primeira vez. Já no auditório, o coordenador P. em. Werner Brunken acolheu a todos que vieram dos Sínodos Paranapanema, Norte Catarinense, Vale do Itajaí e Centro Sul Catarinense, além dos visitantes. A coordenação do encontro foi partilhada com o P. em. Irineu Wolf visto que os dois casais, em conjunto com a coordenação do Centro de Eventos Rodeio 12, foram responsáveis pela preparação.

A meditação inicial foi dirigida pelo P. Sin. em exercício do Sínodo Centro Sul Catarinense, P. Sérgio Gessner, e versou sobre o Salmo 46. Disse que quando adolescente, em determinado Natal foi presenteado com uma bicicleta. Para espanto da mãe, no dia seguinte a bicicleta estava desmontada, mas, depois dos devidos cuidados para reparar deficiências de fábrica, novamente a montou, o que facilitou sua manutenção, que precisou ser contínua, e que fez com que a bicicleta fosse preservada até hoje. Naturalmente não somos bicicleta, mas passamos por muitas situações na vida que requerem que sejamos cuidados. Este cuidado deve ser interno e externo.

O Pastor compartilhou que o cuidado com seus filhos fez com que fizesse anotações, em forma de crônicas, ao acompanhar o seu crescimento. As crônicas deveriam tornar-se um presente de casamento. Em determinado momento, no entanto, deu-se conta de que poderia não mais estar presente, o que lhe fez buscar uma palavra bíblica para deixar sua mensagem registrada. Escreveu: “custe o que custar, não abramos mãos do Senhor da Igreja, para termos vida aqui e nos reencontrarmos na eternidade”. Finalizou a meditação pedindo que Deus nos acompanhe neste encontro, em nossa vida, que possamos caminhar sob o seu senhorio e que Ele permita também a nós o reencontro na eternidade.

O tema do encontro, “Criação e Fé – Imersão na Intimidade”, foi dirigido pelo P. em. Raul Wagner. Foi desenvolvido em duas partes: uma fala e um trabalho em grupos. Como pessoas de fé cristã sabemos de onde viemos e o que somos. Somos filhos de Deus e pessoas envolvidas pelo Evangelho. A certeza de nossa origem vem dos primeiros capítulos do livro do Gênesis. Procedemos da vontade de Deus, não passamos a existir a partir de nossa vontade. Se hoje estamos aqui, isto nem sempre foi assim. O mesmo texto nos mostra que o ser humano não foi criado para viver sozinho, mas em comunhão com outros. Deus cria a mulher para estar junto ao homem, para que ambos se complementem. Todos temos ciência deste ato criador de Deus. Não o vimos, mas acreditamos e damos testemunho deste ato criador, que nos deu inclusive inteligência para discernir o certo e o errado, discernir as palavras, os gestos, as decisões – para colocá-los em prática ou deixar de fazê-los.

P. Raul disse que quando nos reunimos como eméritos, aqui viemos como somos, com nossas atividades, felizes ou não, algumas pessoas com o sentimento de dever cumprido, outros com mágoas, uns mais sozinhos e aquietados, outros com muitas tarefas. Citando texto do Dr. Drauzio Varella, disse que devemos falar dos sentimentos, pois os que ficam reprimidos acabam gerando doenças, psicológicas ou físicas, que podem resultar em úlcera ou até mesmo num câncer. Por isto devemos confidenciar e partilhar nossos segredos e pecados pois a fala é um poderoso remédio e uma excelente terapia. Para isto precisamos procurar companhia. Alerta para o fato de que a alternativa dos relacionamentos pelas redes sociais não resolve isto de forma plena, pois precisamos nos olhar, precisamos do toque e do encontro pessoal. Antes de motivar para o diálogo sobre nossos sentimentos em pequenos grupos, ainda fez a seguinte indicação: “fomos criados para viver em companhia sendo que o amor deve sempre orientar a nossa vida”.

Antes do dia terminar, o P. Marcos Bechert, Secretário do Ministério com Ordenação, trouxe a palavra de saudação em nome da Secretaria Geral e da Presidência da IECLB. Expressou sua gratidão pela dedicação dos pastores e esposas ao longo de seu ministério e pela contribuição que continuam prestando. Depois de apresentar o programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras da IECLB com a realização de diversos seminários a nível nacional, programa de apoio à tarefa de Pastores e Pastoras Sinodais, abriu espaço para o levantamento de sugestões para um acompanhamento específico a ministros/as eméritos/as.

Já no período da noite, o Secretário dialogou com o grupo a partir de perguntas levantadas acerca de temas diversos como a transferência da Luterprev para a Aspecir, encaminhamento da preocupação dos pastores aposentados com a situação das pessoas aposentadas, cuja renda vem caindo continuamente e ainda sobre o XXX Concílio que será realizado nos próximos dias 19 a 23 de outubro em Brusque. O tema do Concílio será Missão. O grupo levantou algumas dúvidas e preocupações sobre o tema, como por exemplo a identidade confessional, a preocupação pela manutenção dos membros e decisão intencional de busca de novos membros.

O espaço lúdico contou com a participação de diversas pessoas que divertiram o grupo, incluindo a apresentação de cenas teatrais, partilha de anedotas e acontecimentos engraçados. Depois da oração da noite, dirigida pelo P. Irineu Wolf, a confraternização continuou com um coquetel oferecido pelo Centro.
Já a manhã do dia 28 iniciou com a celebração de culto com Santa Ceia na igreja do Centro de Retiros, cuja liturgia foi dirigida pelo P. Gustavo Krueger. A música foi acompanhada ao piano por Silvia Zischler e no trompete por Simone Reichöw Westphal. A pregação teve por base o texto de Amós 6 e foi realizada pelo P. Arno Paganelli. Segundo o pastor, o profeta nos leva ao centro do objetivo da Igreja que deve cuidar para que não se perca em atividades paralelas ou secundárias, como tem visto em alguns lugares. Convidou para uma espera confiante, visto ser a Igreja do Senhor dirigida por Ele, mesmo ali onde nós fraquejamos.

P. Valdemar Lückemeier e esposa Inge, de Carazinho, representaram os/as eméritos/as que estiveram reunidos nos dias 12 e 13 de setembro na Casa Matriz de Diaconisas em São Leopoldo. Ao trazer o abraço do grupo do RS, falou dos temas com que se ocuparam: “Ética e IECLB”, temática dirigida pelo P. Dr. Martin Dreher e “Lutero em Família” com a Ir. Ruthild Brakemeier. Convidou para o encontro de 2017 que será realizado nos dias 11 e 12 de setembro novamente em São Leopoldo.

O próximo encontro em Rodeio 12 está previsto para os dias 26 e 27 de setembro, e tematizará os 500 anos da Reforma, sob a assessoria do P. Dr. Martin Dreher que deverá levantar questões sobre como ser igreja ética no atual contexto religioso brasileiro em que vivemos. A coordenação deste encontro terá como responsáveis os casais Roseli e P. Irineu Wolf, Marlene e P. Ivo Krueger.

O encontro foi avaliado de forma bastante positiva, visto que ofereceu espaço de comunhão, convivência, espaço para espiritualidade, com destaque para os excelentes cafés e demais refeições oferecidos e o bom atendimento por parte das pessoas que trabalham no Centro de Retiros. A partir do tema desenvolvido, foi sugerido que os grupos regionais continuem se reunindo, que sejam convidadas também as pessoas que ainda não participam. Grande ênfase foi dada à motivação para as visitas mútuas, especialmente a pessoas adoentadas ou isoladas.
 

COMUNICAÇÃO
+
Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br