Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 815

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 12:27

Unidade

Eu sou o SENHOR, teu Deus

Resposta de gratidão do ser humano a Deus

Segundo o Texto-Base do Tema do Ano 2018, o ser humano foi criado para louvar a Deus e observar a sua Palavra aqui na terra. Na compreensão luterana, cada pessoa é chamada para ouvir o Evangelho, responder com gratidão e alegria, reunir-se em Comunidade, contribuir com recursos e dons e dar testemunho da vontade de Deus no contexto em que vive.

Esse trecho do Texto-Base me leva a pensar na seguinte passagem do Evangelho de Lucas (17.15-19): Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe. Este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? Disse-lhe: Levanta-te e vai. A tua fé te salvou.

Em todos os tempos e lugares, é mais comum encontrar pessoas ingratas. Ninguém gosta de pessoas ingratas. Somos sensíveis para a nossa gratidão e até mesmo para a nossa falta de gratidão? O exemplo do samaritano, ainda hoje, quer nos despertar para a gratidão que surge como resposta concreta da fé em Deus. Como, no cotidiano, a pessoa pode expressar a gratidão e o louvor?

Conheço pessoas que expressam a sua gratidão a Deus por meio da oração: oram ao acordar, ao meio dia e ao se deitar. Oram sozinhas ou em família. Na sua oração, agradecem e fazem súplicas não apenas por si mesmas, mas também por seus vizinhos, sua cidade, Estado e país.

Nos anos em que atuava pastoralmente em Boa Vista/RR, eu mesma fui carregada em oração por um Pastor aposentado que vive na Alemanha e nem me conhecia, mas orava diariamente por mim. Soube de uma senhora que, em sua viagem no ônibus, carregava consigo um hinário, no qual tinha anotado nomes de pessoas pelas quais ela orava, dentre estas, incluía o Pastor da sua Comunidade.

A expressão de gratidão pode se manifestar com um gesto pontual, mas verdadeiramente grata é aquela pessoa que tem a gratidão como ‘um modo de ser’, recebendo tudo com gratidão e reagindo da mesma forma.

Também conheço pessoas que expressam a sua gratidão a Deus por  meio da música: fico surpresa com pessoas humildes, que trabalham na lavoura e que encontraram na música a oportunidade para louvar a Deus. O meu pai, por exemplo, toca e canta diariamente alguns hinos do Hinário Evangélico Hinos do Povo de Deus (HPD). Conheço um Agricultor que levanta às 4 horas da manhã para compor hinos e faz isso voluntariamente.

Existem lideranças que se reúnem uma vez durante a semana, à noite, para ensaiar trombone, Coral e hinos para o Culto. Dentre estas lideranças, pessoas que não tiveram oportunidade de estudar, mas que foram extraordinariamente agraciadas por Deus com o dom da música.

Podemos expressar gratidão na convivência familiar: Dizer ‘Muito obrigada’ pelo alimento que alguém preparou. ‘Muito obrigada’ por colaborar com a limpeza. ‘Muito obrigada’ pelo passeio, etc. Existem pessoas que expressam gratidão no trabalho: trabalham com alegria no coração!

A gratidão pode ser expressa por meio de um telefonema, um bilhete, uma carta, doando algo feito com as próprias mãos, como uma geleia, um pão, algo colhido na horta, prestando um serviço sem cobrar por ele, etc. A expressão de gratidão pode se manifestar com um gesto pontual, mas verdadeiramente grata é aquela pessoa que tem a gratidão como ‘um modo de ser’, recebendo tudo com gratidão e reagindo da mesma forma.

Cada pessoa tem motivos abundantes para agradecer no dia a dia. Agora, pessoas cristãs, agraciadas com o privilégio de pertencer a uma Comunidade Cristã, reagem em gratidão, consequentemente. Antes e acima de tudo, como pessoas cristãs, agradecemos a Deus pela existência e conservação da sua Igreja.

O que é a Igreja? A Confi ssão de Ausgburgo (Art. 7) declara: ‘Ensinam outrossim que sempre permanecerá uma Santa Igreja: a congregação dos santos na qual o Evangelho é pregado de maneira pura e os Sacramentos são administrados corretamente. É, portanto, privilégio pertencer a uma Comunidade Cristã: como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como irmãos (Salmo 133.1). Em sua graça, Deus reúne o seu povo em Culto, no qual Ele nos serve com a sua Palavra e os Sacramentos, aos quais reagimos com gratidão dentro e fora do templo.

É privilégio pertencer a uma Comunidade Cristã. Em sua graça, Deus reúne o seu povo em Culto, no qual Ele nos serve com a sua Palavra e os Sacramentos, aos quais reagimos com gratidão dentro e fora do templo.

Em algum momento, as pessoas não têm a oportunidade de participar do Culto: pessoas com deficiência, acamadas em casa ou no hospital, que moram em lugares isolados , por exemplo. Essas pessoas até gostariam de participar do Culto, mas não conseguem ir ou nem há Igreja no local. Por outro lado, existem pessoas que têm o privilégio de participar dos Cultos a cada domingo, mas que desprezam essa oportunidade. Facilmente, esquecem que se reunir para ouvir a Palavra e participar da Santa Ceia é um presente de Deus e que pode ser tirado a qualquer hora.

É motivo de gratidão quando recebo a visita de algum membro do Presbitério, de um irmão, uma irmã, do Ministro, da Ministra ou de um grupo da Comunidade. Uma oração em conjunto e a bênção são motivos de gratidão. A gratidão a Deus se manifesta ao participar de algum grupo na Comunidade ou quando assumo um cargo no Presbitério e desempenho a minha função com alegria e responsabilidade.

A gratidão a Deus põe todo o nosso corpo em movimento. Servirmos com gratidão usando os nossos pés, as nossas mãos e a nossa razão. A gratidão também mexe com o nosso bolso. Um coração grato oferta com generosidade na coleta do Culto, inclusive contribui financeiramente com a Igreja. Vai além: ajuda na formação de estudantes, na manutenção de trabalhos com pessoas empobrecidas, idosas, com defi ciências, vítimas de violência, etc.

A gratidão ao Criador leva Comunidades a zelar pela Criação. As iniciativas são raras. Uma e outra família adotam o sistema de produção orgânica. O uso responsável da água, do solo, dos recursos naturais como manifestação de gratidão a Deus são desafi os prementes a serem abraçados pelas Comunidades.

Louvar e agradecer quando tudo vai bem é fácil e, até mesmo, natural. Pessoas cristãs autênticas agradecem e louvam a Deus inclusive quando a situação é adversa. Assim escreve o profeta Habacuque (3.17-18): Ainda que a figueira não floresça nem haja fruto na vide, o produto da oliveira minta e os campos não produzam mantimento, as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.

A passagem bíblica de Atos dos Apóstolos 16.25 nos dá o seguinte testemunho daqueles que, por anunciarem o Evangelho, foram lançados na prisão: Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus e os demais companheiros de prisão escutavam.

No primeiro dia de abril deste ano, vivemos a Páscoa. Antes, a Quaresma, tempo de meditar individualmente e em conjunto a respeito da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo por nós. Neste período, somos novamente lembrados e lembradas que sempre é tempo de reconhecer e confessar, lutar contra o pecado da ingratidão e entoarmos, juntos e juntas, em gratidão:

Agradecemos-te, Jesus Livro de Canto da IECLB - 405

1. Agradecemos-te, Jesus. Por nós sofreste a amarga cruz. Teu sangue foste derramar, somente para nos salvar

2. Nós te rogamos, Homem Deus, que, pelos sofrimentos teus, nos queiras sempre consolar, da morte eterna nos salvar.

3. Assiste-nos na tentação; estende-nos a tua mão! Na derradeira hora, aqui, dá que esperamos só em ti!

4. Ó faze-nos em ti confiar: Jamais nos hás de abandonar!

Dá-nos certeza, ó Jesus:

Tu nos salvaste pela cruz!

 

Pa. Luceny Laurett, Ministra na Paróquia de Santa Maria de Jetibá/ES 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br