Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 808

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 02:52

Carta à Comunidade

Somos pessoas livres para servir

‘É por nosso intermédio que Deus faz chegar a sua ajuda às pessoas. Cabe-nos colocar tudo o que recebemos a seu serviço, em obediência e em gratidão, a partir da fé, em favor das pessoas que sofrem, pois Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada de amor (Lutero), destaca o Documento Estações do Jubileu - Estação de Agosto/2017: Diaconia, emitido pela Presidência da IECLB.

O Documento chama atenção para Diaconia como decorrente do amor irrestrito de Deus. Ele impulsiona a Comunidade e os seus membros a multiplicar gestos de amor, sem qualquer discriminação nem limites de natureza geográfica ou étnica. Deus é o agente da transformação, por isso a Diaconia anda de mãos dadas com a espiritualidade.

‘A tarefa diaconal não é exclusiva deste ou daquele grupo ou departamento’, esclarece o Documento. Toda Comunidade e os seus membros são chamados a se envolver na dimensão diaconal da Missão. Trata-se de investir na preservação da vida, de recuperar a dignidade de pessoas maltratadas e deixadas de lado, percebendo-as como filhas de Deus e não como objetos de caridade.

Nesse sentido, o texto da Editoria Unidade, Série Especial Lutero - Reforma:500 anos desta edição lembra que, segundo Lutero, a fé em Cristo nos torna pessoas livres de tudo, a ninguém sujeitas. Isso quer dizer que a verdadeira liberdade só pode ser alcançada na mais completa dependência de Deus. Mais: essa mesma fé opera outra transformação radical em nosso coração. Ela faz com que ele se torne um servo dedicado a tudo, a todos sujeito. A fé nos une a Cristo, aquele que a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo (Fp 2.7). Ela nos ajuda a dizer junto com Paulo: sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos (1Co 9.19).

É o amor, mostrado por Cristo, que tira a pessoa do egoísmo e a coloca no caminho da liberdade responsável. Esta liberdade faz com que a pessoa cuide de si mesma, das outras pessoas e da Criação. Liberdade Cristã significa, em última análise, tornar-se livre de si mesmo e da sua vontade de ser o centro do mundo e a medida de todas as coisas. Somos livres, mas livres para servir, ou seja, livres para cuidar.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br