Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 820

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 16:15

Presidência

Eleições 2018

Ser membro na IECLB, participar e viver a paixão pela Missão de Deus nessa Igreja também é um exercício de cidadania a partir da vivência comunitária. A IECLB engaja-se na Missão de Deus com o firme propósito de ‘propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal, na família e na Comunidade, promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo’.

É para esse testemunho que nos convida o Tema 2018: ‘Igreja – Economia – Política’, sob a palavra bíblica de Êxodo 20.2a: Eu sou o SENHOR, teu Deus. Na argumentação de Lutero, as três Ordens da Criação são instrumentos que Deus coloca ao nosso dispor para buscarmos o bem, contra o mal (Am 5.14).

Vivemos em grave contexto brasileiro. A rede de sustentação da civilidade está com muitos fios rompidos. Governos e parlamentos perdem a confiança em vista dos seus atos de escárnio contra o povo brasileiro. Nesse ambiente, religião, política e economia lançam-nos em um confronto raivoso, marcado por ódio, polarização e uma visão reducionista do ‘nós x eles’. Essa lógica perversa também pauta o dia a dia das Igrejas. Não se quer ouvir o que a Igreja (instituição) tem a dizer, mas exige-se que a Igreja diga ‘o que eu quero ouvir’. Daí a pergunta se impõe: Espera-se que a IECLB esteja de qual lado?

Junto à Missão, a Visão da IECLB é a de sermos Igreja de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, fiéis ao Evangelho de Jesus Cristo, que testemunham o amor de Deus. Somos Igreja a serviço do Evangelho. Empenhamo-nos em favor da dignidade humana e do respeito à Criação. O nosso projeto de Igreja carrega a marca da paixão pela Missão de Deus, da justiça, da ética e inspira-se no agir de Jesus Cristo, no seu amor incondicional em defesa da vida.

Diante das Eleições, cabe lembrar que há princípios básicos que norteiam a pessoa cristã em seu discernimento ético e na avaliação das propostas políticas em debate na Nação. Quem é membro da IECLB assume o seu direito e o seu dever de fazer do voto um instrumento de cidadania em favor da democracia, em vista da paz e da justiça. Isso é extensivo ao quadro ministerial da Igreja (EMO, Art. 44).

Eleição é tempo oportuno para testemunhar em alto e claro tom: ‘O meu voto não está à venda! A nossa Comunidade não troca o compromisso com o Evangelho por favores de campanha eleitoral’. Membros da Comunidade Cristã exercem a sua cidadania. Diante das Eleições, a IECLB insiste no diálogo e no respeito à opinião divergente em favor da apresentação de propostas de governo exequíveis, promotoras da justiça e do direito, pressupostos para a paz social.

P. Dr. Nestor Friedrich | Pastor Presidente da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br