Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 818

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 09:50

Plano de Ação Missionária da IECLB

Deus encarnado em Jesus Cristo

Em Cristo, Deus sai de si mesmo. Deus é, portanto, o primeiro missionário. Ele vai ao encontro do outro, da sua criatura. Deus se esvazia, torna-se frágil e pequeno em Jesus Cristo, a fim de estar junto daquilo que é seu. Igreja que segue os passos de Jesus, por sua vez, não pode buscar para si condição diferente da que viveu o seu Senhor.

Igreja que, como seguidora de Cristo, não toma a sua cruz sobre si, não vive segundo o esvaziamento divino em Cristo, sucumbe à tentação de compreender a Missão como manutenção institucional e como crescimento numérico de seus fiéis. Igreja que não se esvazia, torna-se refém do desejo por dominar as pessoas que lhe são confiadas e do desejo por subtrair-lhes a liberdade cristã concedida em Cristo. Igreja Missionária, que carrega a sua cruz em seguimento ao Cristo crucificado, é, por conseguinte, Igreja que não define a sua própria Missão. A tarefa que lhe é confiada e à qual é enviada é ‘definida pelo outro, isto é, pela enfermidade, pelo pecado, pela injustiça, pela morte’.

A IECLB se compreende, portanto, como instrumento desse Deus apaixonado, que sofre com a angústia, a fraqueza e a necessidade não apenas humana, mas de todas as criaturas. A todas as pessoas, Deus faz pregar o Evangelho, de modo que Igreja de Jesus Cristo é, em sua essência, Igreja Evangelística: que anuncia a Boa Notícia em Cristo, perdão, vida e salvação, na linguagem do Catecismo Menor.

Evangelização é serviço contínuo da Igreja. Proclamação evangelística condizente com o Evangelho concede ao ouvinte a liberdade de escolha, bem sabendo que a fé não é obra humana, mas dom do Espírito de Deus. Evangelização somente pode ter esperança de frutificar quando e onde se der em um espaço de acolhimento por parte da Comunidade em relação a pessoas de fora que com ela entram em contato.

Recorte de texto O futuro de nossas Igrejas: o desafio missionário, fundamentado na Teologia Luterana 

P. Dr. Martin Timóteo Dietz | Cátedra Contextual de Lutero, na Faculdades EST

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br