Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 814

Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 11:05

Plano de Ação Missionária da IECLB

Balizas da Ação Missionária

O núcleo central da missão sempre será a Boa Noticia: Deus, em Cristo, reconcilia o mundo (2Co 5.17-20). A partir dele, há desdobramentos determinantes para a Ação Missionária.

1. Quem somos nós? Sempre será necessária a clareza da nossa identidade. O que nos define não é uma categoria histórico-sociológica: Igreja dos alemães, mas o chamado de Deus que recebemos no Batismo e que assumimos na Confirmação ou Profissão de Fé. Este nos insere no caminho do discipulado, vivenciado em Comunidade de irmãos e irmãs. Isso significa que, sem discípulos e discípulas, que nascem do encontro pessoal com Jesus, não há Ação Missionaria. Em um mundo à procura de experiência pessoal do sagrado, encontro e discipulado apontam para aspectos essenciais da Ação Missionária. 

2. Somos pessoas enviadas, mas onde nos encontramos? A Comunidade de discípulos e discípulas não está aí para si mesma, mas para o mundo, por isso Comunidade missionária é aquela que se encarna no seu contexto. Para tanto, ela vai, escuta, vê e partilha das dores das pessoas e Comunidades à sua volta. Também abre as suas portas, convida, acolhe, inclui e integra pessoas para que – em, por e com Jesus Cristo – se tornem parceiras na Missão de Deus, de reconciliar, transformar o mundo. Em uma sociedade sem esperança, é necessário repensar a Comunidade como sinal da utopia – outro mundo possível, isto por meio da justiça, da misericórdia e da esperança.

3. Somos parte de um todo - Ao chegarmos ao contexto do nosso envio, quem nos recebe é Deus. Ele está lá antes de iniciarmos uma Ação Missionária encarnada no mundo. É por isso que precisamos ficar atentos e atentas para perceber o que Deus faz ao nosso redor. Isso significa, por um lado, que quem faz missão é a primeira pessoa ou Comunidade a ser objeto de missão. Por outro lado, nós não somos os únicos agentes da Missão de Deus. É por isso que a Ação Missionária precisa ser realizada em um diálogo de parcerias.

P. Dr. Pedro Puentes | Secretário de Missão

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br