Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 798

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 20:54

Geral - Conaje

120 anos de Juventude Evangélica

   Jaqueline Kalke Charles F. Braun Sínodo Espirito Santo a Belém

   Não repreenda um homem mais velho, mas o aconselhe como se ele fosse seu pai. Trate os homens mais jovens como irmãos, as mulheres idosas, como mães e as mulheres jovens, como irmãs, com toda pureza. Cuide das viúvas que não tenham ninguém para ajudá-las (1Tm 5.1-3).

   Celebramos 120 anos de Juventude Evangélica. A história da JE é marcada por várias gerações: bisavós, avós, pais, mães, filhos, filhas, netos e netas que interagem na mesma história da vida comunitária. Somos gratos e gratas a Deus por todas essas pessoas que contribuíram e contribuem com a nossa história. Ao longo de anos de formação, capacitação, seminários, olimpíadas, encontros nacionais, criou-se um perfil de responsabilidade, criatividade e solidariedade nas pessoas jovens que participaram e participam na juventude da IECLB. Certamente, as lideranças formadas fizeram e fazem a diferença nos diversos setores de trabalho das Comunidades, das Paróquias e dos Sínodos da IECLB.

   Relatos históricos indicam que o primeiro grupo se reuniu em 1896, no sul do país, durante os primeiros anos da colonização alemã. Com a vinda de Pastores alemães, iniciaram-se diversos trabalhos na IECLB, inclusive com a JE. Durante a 2° Guerra Mundial, encontros e movimentos da JE foram proibidos. Após a Guerra, os trabalhos voltaram lentamente a se organizar e a se fortalecer.

   Nos anos seguintes, com o fortalecimento dos grupos, diversos eventos aconteceram nos Sínodos, mas foi na década de 70 que o primeiro Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje) deu um norte ao trabalho com jovens a partir das diretrizes, possibilitando maior organização e consequente aumento da participação do número de jovens.

    A juventude busca proclamar o Evangelho de Jesus Cristo, relacionando-o com a atualidade e com a necessidade de cada região, instigando o protagonismo da pessoa jovem na IECLB e na sociedade, respeitando a diversidade e as necessidades de cada indivíduo.

    As palavras do apóstolo Paulo a Timóteo nos encorajam a reafirmar a nossa tarefa comunitária: cuidar uns dos outros, umas das outras na nossa caminhada de fé e vida comunitária da IECLB.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br