Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 822

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 14:20

Educação Cristã Contínua

Batismo, vivência contínua e comunitária

No Batismo, Deus dá a cada pessoa um valioso presente: o seu amor incondicional. Esse presente vai sendo experimentado no decorrer da vida, na vivência da fé. Assim, o Batismo não se limita ao rito, ou seja, ao dia do Batismo, mas é uma realidade a ser vivenciada diariamente.

Podemos entender o Batismo, em um sentido mais amplo, como iniciação na vida cristã. O Livro de Batismo da IECLB diz que o Batismo é um conjunto de ações e estágios por meio do qual uma pessoa é conduzida a ser cristã. Nesse processo, a Comunidade Cristã não fica indiferente, mas tem papel importantíssimo, seja pela proclamação do Evangelho, do ensino, da oração, do acompanhamento da pessoa batizada. Dessa forma, podemos dizer que o Batismo é oferecido por Deus por meio da Igreja. A Comunidade Cristã tem a responsabilidade de auxiliar e dar condições para cada pessoa viver o seu Batismo.

Ao assumir a tarefa de batizar, a Comunidade toma sobre si a responsabilidade de proporcionar uma Educação Cristã que possibilite a todas as pessoas viverem a partir de seu Batismo. Com isso, é responsabilidade da Comunidade oferecer um processo de aprendizagem adequado às características e dúvidas de cada fase da vida e que ajude as pessoas a vivenciarem diariamente o Batismo. Não se trata apenas de preparar para o Batismo, mas, e principalmente, de acompanhar posteriormente as pessoas batizadas e de modo muito especial. Essa Educação Cristã é constante e permanente, para toda a vida.

A Comunidade é a comunhão de pessoas batizadas. Para fortalecer a comunhão e a vivência do Batismo, ela pode realizar Cultos de Aniversário do Batismo no decorrer do ano, bem como promover a Celebração de Rememoração do Batismo na Vigília Pascal, entre outras práticas que ajudam e fortalecem a vivência da fé da pessoa batizada.

O benefício recebido de Cristo no Batismo nos compromete com o serviço e com a dignificação recíproca dentro da Comunidade Cristã. Conforme o evangelista Mateus (Mt 28.18-20), a Comunidade Cristã recebeu a incumbência de batizar e ensinar. Portanto, essa Comunidade é responsável pela administração do Sacramento do Batismo, bem como pelo processo que conduz à formação das pessoas batizadas. Assim, o Batismo precisa ser assumido como fonte, princípio e norte de toda a ação da Comunidade. Que o bondoso Deus nos ajude a viver diariamente o nosso Batismo em Comunidade!  

Pa. Débora Daiane Beyer dos Santos

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br