Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 817

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 15:37

Educação Cristã Contínua

Padrinho e Madrinha

Eis que vêm novidades por aí! Estamos à espera de uma criança! Papai e Mamãe vão conversando e organizando todos os preparativos necessários para que seja uma chegada o mais tranquila possível. Avós, amigos e amigas dão apoio para essa nova etapa que, em breve, irá iniciar.

Nesse período de espera da criança, muitas vezes já são também escolhidos os Padrinhos e as Madrinhas, pois, assim, já vão acompanhando a gestação. Como escolhemos? Quais são os critérios que utilizamos? Normalmente, o laço afetivo entre Pai, Mãe, Padrinhos e Madrinhas determina essa escolha, mas é preciso lembrar-se algo extremamente importante: Qual é o papel do Padrinho e da Madrinha de Batismo? Ao compreendermos melhor essa tarefa tão importante que compete a essas pessoas, conseguiremos escolher com mais sabedoria.

O Padrinho e a Madrinha de Batismo têm a função de auxiliar mãe e pai na educação cristã e vivência da fé. No momento em que fizermos a escolha de Padrinhos e Madrinhas, observando essa nobre tarefa, estamos zelando pela vida de fé e demonstrando o nosso amor para com os nossos filhos e as nossas filhas.

Padrinhos e Madrinhas têm a tarefa de serem exemplos de vida e fé cristã. Essa tarefa inclui também um monitoramento da educação escolar, cuidado e zelo pela saúde, um ambiente familiar sadio, cuidado com as demais necessidades da vida. Ser Padrinho e Madrinha não é para dar presente, mas para ser presente, estar presente e participar ativa e responsavelmente do crescimento da criança.

Também é importante refletir sobre quem pode ser Padrinho ou Madrinha de Batismo. Essa função pode ser assumida por pessoa que foi batizada, professou a sua fé (Confirmação), confia no trino Deus, participa em sua Comunidade e tem condições de orientar e apoiar a família e a criança em sua vida de fé. A tarefa principal do Padrinho e da Madrinha é, portanto, testemunhar a sua fé no intuito que a sua afilhada ou o seu afilhado creia também.

O Batismo é o ponto de partida para a caminhada cristã (e não ponto de chegada). Em Mateus 28.18-20, Jesus ordena Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. Lembrem-se disto: eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.

Batizar, ensinar e confiar. Estas três dimensões são inseparáveis. Que as Madrinhas, os Padrinhos e as famílias reflitam com seriedade e atenção sobre isso. 

Pa. Vera Regina Waskow | Ministra na Paróquia Cristo Salvador, em Curitiba/PR

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br