Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 814

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 15:58

Educação Cristã Contínua

Família: belo jardim no qual Deus se faz presente

O nascimento ou a adoção de uma criança nos coloca diante de muitas questões: Pediatra, vacinas que precisam ser tomadas, escola, etc. Estas e tantas outras questões vão revelar a compreensão de como queremos cuidar da nossa criança. Não fazemos ‘de qualquer jeito’, muito menos simpatizamos com a ideia que ‘qualquer coisa serve’. Como família, desenvolveremos uma forma que expresse a nossa compreensão de cuidado com a vida que nos foi confiada. Este é um processo de construção e parceria. Requer diálogo e aceitação das experiências e opiniões de cada pessoa responsável. Importa que mães e pais tematizem a educação e a forma de como desejam orientar o seu filho ou a sua filha.

Na busca pelo que é melhor para a criança está também a pergunta: Vamos batizar? Claro que sim! Aqui, o óbvio precisa ser um tema que faça parte da agenda da família. Nascer em uma família cristã significa receber os ensinamentos de Jesus Cristo. É aprender a partir das palavras e atitudes de pessoas para as quais lhes foi testemunhada a Palavra de Deus, por isso educar na fé é como contar uma bela história.

No Batismo, Deus sinaliza o seu amor, presente em nossa vida. Logo, a opção da família para o Batismo significa aceitar o presente que Deus oferece e se comprometer com essa oferta. Para tanto, é necessário que testemunhemos aquilo que aconteceu por ocasião da celebração deste Sacramento. A educação na fé se desenvolve a partir de acontecimentos, assim como foi no passado com o povo de Israel. Assim, o ensino da fé cristã inicia no contar aquilo que Deus faz em nossas vidas. A família, junto com Padrinhos e Madrinhas, relembrará que, no Batismo, Deus disse Sim, amo você. Estarei com você todos os dias.

Batismo é um acontecimento em que celebramos a iniciação na fé cristã. A família que opta pelo Batismo está se colocando como parceira de Deus para viver na companhia do Criador. Como fará isso? Narrando, testemunhando o que viu e experimenta a partir da fé. No tempo das primeiras Comunidades Cristãs, o ensino e o diálogo sobre a fé cristã não se restringia ao momento anterior ao Batismo, mas continuava a partir do ato batismal.

O Batismo é uma bela história do Deus conosco. A família é convidada a contá- la! Nesta compreensão, a família pode ser entendida como um belo jardim no qual Deus se faz presente, pela aliança do Batismo. Boas experiências na família possibilitarão construir um belo convívio, constituindo-se em vivências importantes e significativas que a pessoa levará para a vida toda. 

P. Werner Kiefer | Ministro na Comunidade Matriz - Porto Alegre/RS

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br