Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 813

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 12:51

Educação Cristã Contínua

Batismo: passado, presente ou futuro?

Quando falamos em Batismo, é comum nos remetermos a uma ação passada, geralmente ocorrida na infância e da qual temos lembrança somente por fotos ou relatos. Isso não está errado, pois Batismo remonta ao Culto aonde fomos com familiares, Padrinhos e Madrinhas para participarmos de um rito especial com a Comunidade. Esse rito em que a nossa cabeça foi lavada com água em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, seguido da imposição de mãos e de bênção, é o cumprimento de uma ordem dada pelo próprio Cristo.

 No Batismo, Deus nos acolhe como seus filhos e suas filhas. Essa graça vem ao nosso encontro sem que a tenhamos merecido, solicitado ou compreendido. No Guia Nossa Fé-Nossa Vida, a Igreja afirma que: Pelo Batismo, participamos da vida, morte e ressurreição de Cristo por nós. Somos marcados e marcadas por sua cruz, que é a vitória sobre o nosso fracasso e o ponto de partida para um novo começo.

Batizar, portanto, é um ato de confiança e fé! Pais e mães que levam a sua criança para serem batizada testemunham a sua confiança em Deus, assumindo, junto com Padrinhos, Madrinhas e Comunidade, o compromisso de ensinar à criança batizada sobre o amor de Deus.

A partir daí, o Batismo adquire um segundo significado, que é o da Educação Cristã Contínua. Na medida em que ensinam, por meio de palavras e atitudes, familiares, Padrinhos, Madrinhas e Comunidade alimentam e (re)aprendem sobre a fé.

Diferente da escola, na Educação Cristã, não há formatura na fé, embora existam momentos especiais de passagem e profissão de fé, como a Confirmação. Conta a história que o Reformador Martim  Lutero, quando estava em momentos de grande tensão e medo, afirmava com veemência: Batizado sou! Lembrava, assim, das promessas de Deus e de que a sua fé deveria ser maior que a dificuldade.

 Segundo o Catecismo Menor, o Batismo realiza o perdão dos pecados, livra da morte e do diabo e dá a salvação eterna a todas as pessoas que creem no que dizem as palavras e promessas de Deus. Assim, o Batismo remete também para a morte, pois, como pessoas batizadas, cremos na ressurreição.

 Assim, o Batismo é para a vida toda! É presente de Deus que se renova a cada dia. É fato passado, certeza presente e confiança futura. É processo dinâmico que nos convida a nos envolvermos por meio do arrependimento, do perdão, do estudo e do ensino, da ação, da participação comunitária e da vivência da espiritualidade.

Cat. Daniela Hack | Coordenadora de Educação Cristã da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A graça só tem um recipiente - o nosso coração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br