Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 808

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 02:30

Educação Cristã Contínua

Amar e incluir: ações que perpassam a ECC

Segundo o Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC), a Bíblia indica parâmetros e princípios éticos essenciais para a educação baseada no agir educativo de Deus. Esse agir tem na ação de Jesus o seu maior exemplo. A leitura de Marcos 10.46-52 nos ensina que Jesus ouviu o cego que clamava, o chamou e o escutou. Deu a ele uma oportunidade. Essa atitude causou estranheza aos discípulos – ela fica clara após a cura, pois as pessoas estavam acostumadas a ver o cego pedindo esmolas e viam isso com certa naturalidade.

Mais que falar, Jesus praticou o amor. Este é o sentido de incluir, oportunizar, permitir que a pessoa com ou sem deficiência viva. Todos os Mandamentos convergem para a prática do amor. Então, por que temos que ainda falar e lutar tanto para que a inclusão aconteça de fato? Seria o ideal de uma perfeição? A propósito, o que se entende por ‘perfeito’?

António Gedeão (Poesias Completas, 1956-1967) nos diz que não há duas folhas iguais em toda a Criação ou nervura a menos ou célula a mais, não há, de certeza, duas folhas iguais. Há ser humano igual? Se somos filhos e filhas de Deus, se somos imagem e semelhança de Deus, logo somos todos perfeitos e todas perfeitas do jeito que somos. Diferença não é deficiência, mas, uma condição que o indivíduo apresenta de forma permanente ou momentânea.

O diferente, por vezes, se torna ameaça, pois contraria aquilo que deferimos como ‘padrão’ e ‘normal’. Nesse sentido, a Psicóloga Ligia Assumpção Amaral explica que a deficiência gera estranheza, desorganiza, mobiliza, implica sair do esperado, provoca a hegemonia da dimensão emocional sobre a racional. Assim, a inclusão requer que ampliemos a nossa capacidade de entender e reconhecer a outra pessoa como tal e isso se dá a partir da abertura e da convivência com pessoas diferentes de nós.

Que tal abrir mais o nosso coração e a nossa mente para a inclusão? Que tal deixarmos que o amor prevaleça sobre os nossos preconceitos e costumes? Que tal deixarmos de nos preocupar com as diferenças e passarmos a nos ocupar com as potencialidades que cada ser apresenta? Somos pessoas únicas! Não podemos esquecer que somos seres humanos e cada um possui a sua especificidade e as suas limitações. Conviver com as diferenças é conviver conosco mesmo.

Se praticarmos o amor em sua essência e plenitude, a inclusão acontecerá naturalmente, porque as pessoas veem as aparências, mas Deus vê o coração, conforme 1Sm 16.7b. Como Igreja Cristã, fundamentada no amor de Deus, temos toda a chance para desenvolver uma educação cristã que, de forma contínua, desafie a praticar o amor. 

Iliane Roeder | Mestranda em Educação Comunitária e Psicopedagoga na Secretaria de Educação de Rio Negrinho/SC

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br