Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 802

Sábado, 20 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 08:59

Educação Cristã Contínua

Como se aprende?

Uma constatação comum é que estamos na ‘era da informação’, mas informação é diferente de conhecimento. Este requer a apropriação da informação, ou seja, um processo de aprendizagem.

A propósito, como a gente aprende? Ao responder essa pergunta, encontraremos também indicativos para o desafio de como ensinar.

Para aprender, usamos diferentes recursos, como a imaginação, a memória, a escrita, a imitação, o desenho e os sentidos. Logo, aprende-se de vários jeitos. Isso vale para todas as fases da vida.

Áreas como a neurociência apontam para a plasticidade do cérebro também na vida adulta. Isso significa que, independente da idade, as pessoas podem e devem aprender. Ao aprender algo novo, especialmente algo diferente do nosso trabalho ou do que costumamos fazer, mantemos o cérebro ativo e a memória em funcionamento.

Aprender não é somar conteúdos e informações, mas integrá-los a experiências, gerando conhecimento. Nessa perspectiva, por exemplo, uma pessoa pode saber todos os Mandamentos ‘de cor’, o que é bom, mas isso não é suficiente para se afirmar que ela aprendeu os Mandamentos. Para isso, é preciso algo mais: a relação deles com a própria vida.

Um jogo, um alimento, uma imagem, uma dinâmica ou experiência podem estimular tanto a aprendizagem quanto o ouvir e o ler: provar uma folha de almeirão para estudar os momentos ‘amargos’ ou difíceis pelos quais passou o povo de Israel no deserto, sentir diferentes aromas e relacioná-los com a fé e a vida cristã ou esculpir em uma barra de sabão um símbolo que represente a relação com Deus. A esses podem ser acrescentados outros exemplos que mostram como a aprendizagem é dinâmica e pode ser estimulada de diferentes formas.

Ao orientar a Educação Cristã desenvolvida em seu meio, a IECLB defende esse dinamismo no processo de aprendizagem. Nesse sentido, propõe alguns indicativos para orientar o ensino em grupos, como envolver todo o corpo, despertar a criatividade e valorizar a experiência de vida de cada pessoa. Essas orientações estão detalhadas no Plano de Educação Cristã Contínua (http:// www.luteranos.com.br/conteudo/planode-educacao-crista-continua-pecc-1) e presentes em materiais como Encontros Bíblicos com Crianças, Palavr@ção, Compartilha e Série Educação Cristã Contínua.

Se quisermos encontrar um sinônimo para ser humano, este pode ser aprendiz, porque toda a vida é repleta de aprendizado, como andar de bicicleta, dirigir, cozinhar, escrever, escutar... A lista de aprendizagens não tem limite de tamanho. Então, o que você irá aprender de novo hoje, nesta semana, neste mês? 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br