Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 818

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 12:13

Diversidade

Saúde: responsabilidade com a Criação de Deus

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é o completo bem-estar físico, psíquico, social e espiritual e não somente a ausência de doenças ou enfermidades. Para a realidade brasileira, essa definição é muito parcial. Usemos outra, cunhada por ocasião da histórica VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em março de 1986, em Brasília/DF, quando a saúde foi definida como a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Parece bem mais plausível para a nossa realidade.

Atualmente, para quem tem recursos financeiros, as possibilidades de diagnósticos e tratamentos cada vez melhores e mais rápidos, a eficácia de medicamentos e as boas condições aumentam a expectativa de vida. No entanto, e mesmo com muitos avanços, todas as pessoas se deparam, em algum momento, com a sua temporalidade e com a sua fragilidade. 

Para a maioria das pessoas, essa perspectiva não é fácil de encarar. Buscando fugir da finitude, surgem muitas ofertas de prevenção a doenças e enfermidades, bem como a possibilidade de escolher sobre como fazer o final da própria vida. Por outro lado, surge uma onda de propostas de ‘melhorias’ da performance do corpo por meio de experimentos genéticos. A tentativa de controlar ao máximo aquilo que, em outros tempos, se deixava nas mãos de Deus, dialoga de forma absolutamente nova com a nossa finitude.

Em quase todas as áreas da moderna Medicina e Bioética, os avanços em geral são tão grandes, que, ao lado das leis e das políticas, se coloca uma série de desafios éticos. De acordo com o pensamento cristão, a vida e a saúde, a natureza e o meio ambiente são ofertados e confiados ao ser humano, os quais ele administra de forma responsável diante de Deus, dos seus semelhantes e da posteridade. Experimentos genéticos e biomedicina nos deixam apenas vislumbrar as suas consequências para a vida e a existência humana. Onde caem os limites naturais, se tornam necessários posicionamentos éticos.

O conceito de responsabilidade é a chave para a ética cristã e dá direcionamento, em diferentes perspectivas e situações. De acordo com a fé evangélica, cada pessoa não vive por sua própria conta e risco, mas é feitura de Deus, criada à imagem e semelhança do próprio Deus e, por isso mesmo, participante da justiça de Deus. Tal imagem de Deus pressupõe que se lide com a vida humana sempre com respeito e cuidado, seja em que situação ela se apresente, em sua força e em sua fragilidade. Fé cristã tem compromisso com a ideia que ninguém deve perder a dignidade concedida por Deus.

Mus. Dra. Soraya Heinrich Eberle | Coordenadora de Música da IECLB

 

PRONUNCIAMENTO

Solidariedade e conforto

Do ponto de vista teológico, reconhecemos toda e qualquer enfermidade como um desafio ao cuidado que devemos ter para com todas as pessoas, criaturas amadas por Deus. Jesus, em seu ministério, demonstrou particular cuidado para com as pessoas enfermas, restituindo a saúde a não poucas delas e reinserindo-as no convívio social.

Cristo rejeitou a noção que as doenças fossem causadas pelo pecado pessoal dos enfermos ou dos seus pais (Jo 9.1-3). Portanto, devemos rejeitar toda e qualquer pregação que enfatize ser a doença resultado do pecado das pessoas enfermas. As pessoas nessas condições necessitam solidariedade e conforto, não acusações.

Manifesto acerca da Gripe A (2009) 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br