Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 814

Sábado, 20 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 08:51

Diversidade

Juntas, Igreja e sociedade: pela dignidade das mulheres

Por ocasião do dia 8 de março, instituído como o Dia Internacional da Mulher, diferentes meios de comunicação veiculam notícias que focam o cotidiano de lutas e conquistas das mulheres. Para nós, como IECLB, o dia é convite e oportunidade para valorizar e celebrar a participação das mulheres na Igreja e na sociedade, refletir sobre as situações em que a dignidade das mulheres é violada e quais desafios isso nos coloca como Igreja e orar para que Deus nos ajude a responder ao seu chamado de vida plena e abundante para todas as pessoas (Jo 10.10).

Pensando nesse propósito, compartilhamos três ações com as quais queremos animar Comunidades e membros da IECLB a se engajarem nessa reflexão que visa a alcançar relações mais equitativas, Comunidades mais justas e inclusivas e uma vida mais plena para cada criatura de Deus.

A Campanha Em comunhão com as vidas das mulheres é uma iniciativa da IECLB, em parceria com a Faculdades EST, e tem por objetivo resgatar, registrar e publicar histórias de vida de mulheres ou grupos de mulheres luteranas. As histórias compartilhadas tiram as mulheres do anonimato, valorizando o seu conhecimento e a sua participação na Igreja e na sociedade. A voz e a experiência das mulheres enriquecem a Igreja, são dom e presente para vida em Comunidade.

- Participe da Campanha acessando o Portal Luteranos (Acesse aqui).

No Brasil, a violência contra a mulher é realidade que cresce, mesmo combatida com o rigor da lei. É realidade, às vezes, camuflada, que precisa ser evidenciada para que se possa falar sobre as suas causas e buscar meios de eliminá-la. A exposição itinerante Nem Tão Doce Lar,da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), oferece uma metodologia de intervenção coletiva para a superação da violência familiar. A mostra socializa a discussão e o enfrentamento da violência, ao levar para o espaço público uma típica casa familiar, com informações e imagens que denunciam a violência.

- Saiba mais, acessando o site da FLD (Acesse aqui).

Para a concretização de relações justas de gênero, é necessário que mulheres e homens se unam, reflitam e ensaiem novas formas de se relacionar, exercer poder e liderança, de maneira que as diferenças não sejam motivo para desigualdades. É por isso que, no dia 8 de março, além celebrar conquistas, mulheres se mobilizam porque querem ser protagonistas de uma nova história, sem machismos, sem violência.A CampanhaElesPorElas (HeForShe), da ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, é um chamado e, ao mesmo tempo, um bonito testemunho de como homens podem ser parceiros das mulheres na defesa dos seus direitos e na luta pela igualdade de gênero.

- Mais informações podem ser acessadas no site ONU Mulheres (Acesse aqui).

 

Pa. Carmen Michel Siegle | Coordenadora de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB

 

PRONUNCIAMENTO

Engajamento das Comunidades

É a Palavra de Deus que afirma a dignidade das mulheres. Ela testemunha o seu reconhecimento como filhas de Deus, criadas e acolhidas por Ele no Batismo (Gl 3.26- 28). Esta afirmação, proclamada e vivida nos dias de hoje, torna-se uma Boa Nova animadora e desafiadora.

Como Igreja de Jesus Cristo, temos um compromisso com a causa das mulheres na Igreja e na sociedade. As Comunidades são chamadas a traduzir para o seu contexto os desafios colocados pela Palavra de Deus.

Delas se espera um engajamento na quebra de costumes e na desconstrução de práticas discriminadoras, além de uma atuação contundente no fomento da cultura participativa.

Estações do Jubileu – Mulheres ( 2017)

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br