Fé, Gratidão e Compromisso


ID: 2756

Você sabe para onde vai a sua oferta?

18/08/2014

Quem determina o destino das ofertas que são levantadas nos cultos? Você recebe informações sobre os destinatários desse dinheiro? Qual é a dinâmica que determina para quem vai a oferta?

A IECLB estabelece anualmente um Plano Nacional de Ofertas-PNO. Para o ano de 2014, há 22 domingos (dois por mês, em média) nos quais as ofertas têm um destino determinado para toda a igreja. Nesses domingos, as ofertas de todas as comunidades em que há culto têm o mesmo destino.

Destinatários como a Literatura Evangelística, ecumenismo, pessoas com deficiência, projetos de missão, bolsas de estudo para teologia estão tradicionalmente nessa lista. Há textos motivacionais que explicam o que se quer com essas ofertas e o que fazem os destinatários. A lista é divulgada por e-mail e está disponível no Portal Luteranos (www.luteranos.com.br). Basta digitar “Plano Nacional de Ofertas” no mecanismo de busca do Portal.

A lista anual dos destinatários nacionais das ofertas é estabelecida pelo Conselho da Igreja-CI, que reúne representantes dos 18 sínodos da IECLB. Muitas dessas ofertas foram determinadas em concílios da igreja. Quando não há decisão conciliar, o CI decide ad referendum do concílio, ou seja, suas decisões são como se tivessem sido tomadas por uma plenária conciliar.

Além desses domingos de ofertas nacionais, há no PNO de 2014 dezoito domingos em que as ofertas são determinadas pelos sínodos. Nesses domingos, as ofertas de todos os cultos realizados em cada sínodo têm o mesmo destino, determinado pelos conselhos sinodais ou por suas assembleias. A divulgação dos destinatários dessas ofertas é de competência dos sínodos.

Em 2014 foram estabelecidos ainda outros 19 domingos que constam no PNO como “locais”. Isso significa que nesses domingos os destinatários são escolhidos pelas comunidades em que há cultos. Normalmente, quem decide sobre esses destinatários é o presbitério local ou a assembleia da comunidade. Também há casos em que essas ofertas foram determinadas em nível paroquial, o que estabelece um destino comum da oferta em todas as comunidades da paróquia em que há culto naquele domingo.
 

P. Clóvis Horst Lindner é teólogo e Diretor de Redação do Jornal O Caminho, jornal sinodal compartilhado entre os Sínodos Norte Catarinense e Vale do Itajaí.


Autor(a): Clovis Horst Lindner
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Sustentabilidade / Nível: Sustentabilidade - fé, gratidão e compromisso
Título da publicação: Jornal O Caminho / Ano: 2014 / Volume: set/2014
Natureza do Texto: Artigo
ID: 29480

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
REDE DE RECURSOS
+
A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br