Fé, Gratidão e Compromisso


ID: 2756

Salmos 148 - Culto de Ação de Graças

Prédica

24/06/2007


Leitura Bíblica Básica: Salmo 148
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 24/06/2007
Data Litúrgica:

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

Gostaria de iniciar a mensagem desta manhã contando para vocês a atitude de duas pessoas em relação a Deus e à igreja.

O Sr. Boanerges era visto como um patrão durão e de pouca conversa. Mesmo assim, mantinha uma amizade muito bonita com seu funcionário Pedro. Eles conversavam quase todos os dias. Num final de tarde, Boanerges falava sobre a importância de administrar bem a empresa. O sucesso da empresa, dizia ele, depende de poupar ao máximo, evitando gastos desnecessários. Um bom administrador sabe identificar quais as despesas podem ser eliminadas, sem prejudicar o funcionamento da empresa. Esse era o segredo para ter uma empresa saudável.

Para Pedro, dirigir uma empresa era como cuidar das finanças da família. Tambem ali os gastos devem ser bem avaliados. Espontaneamente, Pedro relatou ao patrão como gastava o seu salário. Uma parte é minha contribuição para a igreja; depois, pago luz, água, o rancho do mês, roupa e material escolar para as crianças. Quando não há uma emergência, até consigo poupar uns trocados.

Boanerges estranhou que Pedro contribuía financeiramente com a igreja, e questionou: Olha, meu amigo, essa contribuição para a igreja é uma despesa desnecessária. Pedro ficou assustado ao ouvir isso, pois os dois eram membros da mesma igreja. E o Sr. Boanerges continuou: Há muito tempo não contribuo para a igreja. Se um dia precisar do 'serviço da igreja' - batizado, casamento, sepultamento - então pagarei.

Pedro ficou chocado com esta resposta. Para ele, a contribuição para a igreja vinha em primeiro lugar, pois entendia que tudo o que tinha era presente de Deus - a vida, a família, a casa, o trabalho, o salário. Por isso, gostava de uma canção que o coral da comunidade cantara no culto da Festa da Colheita: Tudo vem de Ti, Senhor, e do que é teu Te damos. Amém. Ele contribuía para a igreja com alegria, não por obrigação ou paa receber algo em troca. Ele entendia que, através da contribuição, devolvia uma parte de tudo que Deus lhe concedera, e isso revertia para o bem de outras pessoas. Pedro contribuía com gratidão par que todos os trabalhos da Comunidade pudessem acontecer e, através deles, a missão de Deus neste mundo. E alegrava-se em participar de uma Comunidade, ter comunhão com irmãos e irmãs, ver seus filhos crescendo e envolvidos na igreja. Boanerges, ao contrário, via a igreja como uma prestadora de serviços para a qual se paga quando necessário. (Folheto Evangelístico da IECLB - Oferta de Gratidão)

Prezada Comunidade.

Esta estória nos remete para o sentido e o significado do dia de Ação de Graças, que hoje celebramos. É um dia em que lembramos de forma especial que tudo que temos vem de Deus. E, daquilo que recebemos de Deus, contribuímos para a igreja e para ajudar quem necessita de nós.

Se formos verificar, desde o último culto de ação de graças, ano passado, houve plantio e houve colheita. Houve trabalho e salário. Houve investimento e recompensa.

O suor foi nosso, mas a fertilidade da terra, a vida dos grãos, a força nos músculos, a saúde para trabalhar, a inteligência para planejar o nosso dia-a-dia vêm de Deus.

É claro, nem sempre houve ganhos e alegrias. Perdas e tristezas também ocorreram. Mas, também nestes momentos, contamos com a força e o consolo que provêm da Palavra de Deus, das pessoas amigas e da Comunidade.

Olhando para trás, temos motivos para agradecer por Deus nos abençoar com os frutos do trabalho, nos guiar, nos dar alegria de viver e nos animar/carregar nas dificuldades.

Diz o salmista: Dêem graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom e porque o seu amor dura para sempre. (Salmo 118.1 - tradução na linguagem de hoje)

Ação de graças é justamente isto: reconhecimento, agradecimento pela bondade divina. Reconhecemos que tudo o que temos vem de Deus. Por isso, Ação de Graças devemos prestar a Deus todos os dias de nossa vida.

Render ações de graças a Deus é uma prática que vem desde os tempos do Antigo Testamento.

Em Deuteronômio 26.2 diz que cada um deve pegar a primeira parte de todas as colheitas produzidas pela terra que o Deus Eterno lhes deu, deve colocá-la num cesto e levar para o lugar que Deus tiver escolhido para nele ser adorado. Eles pegavam das primícias, os primeiros e melhores frutos que tinham e levavam isso com muita alegria ao altar. Era uma festa. Ali faziam muitas orações de agradecimento. Agradeciam por tudo o que Deus lhes tinha dado para viver durante aquele ano. Agradeciam por aquilo que podiam trazer para o altar e por aquilo que tinha sobrado em casa. Acima de tudo, agradeciam pela vida. Quem tinha rebanho pegava o primeiro macho que nascia depois da festa da colheita, o tratava bem e, no ano seguinte, o levava como sua oferta. Era, portanto, o maior animal produzido naquele ano.

Ação de Graças é um dia especial onde reconhecemos a bondade e o amor de Deus para conosco.

É um dia onde renovamos nossa disposição em continuar servindo a este Deus que nos abençoa e nos dá tudo que precisamos para viver todos os dias de nossa vida.

Por isso, queremos hoje também fazer o OFERTÓRIO, onde trazemos diante do altar de Deus tudo que ele nos dá, num gesto de reconhecimento e agradecimento e onde dizemos: com tudo que tu nos dás, nós queremos te servir em nossa vida.

1 - Ofertas em alimento são trazidas - (cesto com alimentos são trazidos) Assim como o povo de Israel no Antigo Testamento, estamos nós aqui hoje, trazendo nossa oferta de gratidão a Deus neste culto de ação de graças. As ofertas em alimento que hoje trouxemos para este culto são sinal de gratidão a Deus e servirão para ajudar o próximo que necessita de nós, pois Jesus diz com clareza: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmão, a mim o fizestes. Render ações de graças a Deus é também estender a mão ao que sofre. As ofertas de hoje serão destinadas às casas-lar ECOS DA ESPERANÇA. Trazemos nossas ofertas de alimento diante do altar cantando TE OFERTAMOS NOSSOS DONS A SERVIÇO DO TEU REINO. TE OFERTAMOS NOSSA VIDA POR TUA CAUSA E TEU AMOR.

2 - Ferramenta de trabalho é trazida - A força para o trabalho vem de Deus. Através de nosso trabalho, ajudamos a promover a vida e servimos a Deus. Por isso, agradecemos a Deus por todo trabalho realizado no dia-a-dia da nossa vida cantando TE OFERTAMOS...

3. Livro, casa e peça de roupa são trazidas - Nossa vestimenta, nossa casa vem de Deus. Nossa inteligência, nossa capacidade de raciocinar, de pesquisar, de estudar vem de Deus. Por isso, trazemos diante do altar de nosso Deus um livro, um peça de roupa, uma miniatura de casa, reconhecendo que tudo o que temos vem de Deus. TE OFERTAMOS...

4. Coração é trazido - Não só nosso sustento vem de Deus. Deus também nos deu o fôlego da vida. Por isso, nossa vida deve ser entregue em confiança nas mãos de Deus. Cada um de nós deve dizer: Deus, eu confio minha vida nas tuas mãos e quero te servir todos os dias da minha vida. Pedimos que entre o coração, simbolizando nossa vida, para ser colocado diante do altar enquanto cantamos TE OFERTAMOS...

5. - Cruz é trazida - Na só nossa vida aqui na terra é dada por Deus. Deus nos oferece também a salvação eterna. Por isso, Deus pela salvação, queremos trazer diante do altar a cruz, que nos lembra que Jesus Cristo morreu e ressuscitou por todos nós. TE OFERTAMOS NOSSOS DONS...

6. Coleta é realizada e trazida diante do altar - Também com nosso dinheiro servimos a Deus. Por isso, neste momento, iremos fazer o recolhimento das ofertas em dinheiro deste culto. As ofertas serão destinadas ao trabalho missionário da nossa igreja no Norte e Nordeste brasileiro. As ofertas podem ser colocadas nos envelopes que cada um recebeu e serão recolhidas pelos cestos que irão passar nos bancos. Cantamos hino número 460 enquanto as ofertas são recolhidas.

ORAÇÃO
Senhor, nosso Deus. Diante de ti chegamos e reconhecemos com alegria no coração que tudo que temos vem de ti: nosso sustento, nossa vida, nossa esperança por dias melhores, nossa salvação. Nós queremos te pedir: sê conosco, ajuda-nos em nosso labor diário, ajuda-nos a enfrentar as adversidades de nossa vida aqui na terra, dá-nos forças, fé e coragem para seguirmos em frente e faze de nós pessoas que sabem reconhecer e agradecer por tudo que tu nos dás .

Amen.

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
REDE DE RECURSOS
+
O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br