Fé, Gratidão e Compromisso


ID: 2756

Fórum Fé, Gratidão e Compromisso

ana e marcos
celbra
forum fe 002
forum fe 003
forum fe 008
forum fe 010
forum fe 012
Fórum Fé 013
forum fe 026
forum fe 029
forum fe 033
Fórum Fé 076
Fórum Fé 077
Fórum Fé 078
Fórum Fé 106
Fórum Fé 108
Fórum Fé 112
Fórum Fé 117
Fórum Fé 118
Fórum Fé 123
Fórum Fé 126
Fórum Fé 129
Fórum Fé 130
Fórum Fé 134
Fórum Fé 142
Fórum Fé 149
Fórum Fé 179
Fórum Fé Cris 040
plenaria
1 | 1
Ampliar

FÓRUM NACIONAL “FÉ, GRATIDÃO E COMPROMISSO”, 01-04 de junho de 2005, Rodeio 12/SC

01/06/05 – 20h30mim. – Abertura
No 1 dia do mês de junho de 2005, às 20h30min., realizou-se a abertura do I Fórum, Fé Gratidão e Compromisso da IECLB, no Lar Rodeio 12, em Timbó/SC. O P. Dr. Nestor Paulo Friedrich saudou aos presentes, dando-lhes as boas vindas, fez a leitura das senhas diárias e comentou da importância deste Fórum que abordará o tema “Fé, Gratidão e Compromisso”. Após convidou para fazer uso da palavra o Pastor Presidente Dr. Walter Altmann, que agradeceu a presença de todos/as. Salientou a importância deste Fórum lembrando que neste ano, além deste, teremos no 2º semestre o Fórum – Avaliação e Reestruturação da IECLB. Para 2006 está previsto o Fórum Nacional sobre o PAMI.
O Fórum Nacional “Fé, Gratidão e Compromisso” conta com a participação de dois representantes de cada sínodo, com representantes da Secretaria Geral e da Presidência da IECLB, conforme relação anexa (anexo1).

A programação tem momentos distintos assim planejados: Orações Públicas Diárias e quatro eixos de trabalho: 1. Apanhado histórico do tema, destacando tentativas e experiências do passado nos campos em que a IECLB atua e desenvolve a missão de Deus; 2. Teologia da graça com vistas à contribuição financeira, a partir da Bíblia, da sua história e da confessionalidade luterana, o significado do ofertório e a dimensão diaconal do culto; 3. Experiências ligadas à contribuição financeira na IECLB, que estão dando certo; 4. Definição de passos e propostas concretas que possam ser assumidas para mudar a mentalidade reinante em torno do tema.

Após os avisos e apresentações foi celebrada a Oração Pública Diária dirigida pela Equipe de Liturgia composta por Ana Isa dos Reis, PPHM Marcos Henrique Fries e o Coordenador Nacional do Conselho de Música Sacra Cleonir Geandro Zimmermann. A acolhida foi conduzida pela Srª Ana Isa dos Reis, que saudou a todos/as presentes dizendo que somos pessoas diferentes, que viemos de lugares diferentes, com experiências diferentes, mas todos somos um em Cristo. Na sua reflexão, a Srª Ana Isa dos Reis falou da relação entre a Fé e a maçã: “Fé, gratidão e compromisso, são três dimensões da fé cristã que formam uma unidade. Fé verdadeira irrompe em gratidão. Gratidão se expressa em comprometimento. Assim também é a maçã, formada por casca, polpa e semente, que, juntas compõe o fruto. Na IECLB também há diversidade, mas fé, gratidão e compromisso precisam ser experimentados como uma unidade”. A liturgia foi seguida conforme proposta no Caderno de Celebrações página 01 (anexo 2). O encerramento da Oração Pública Diária deu-se às 21h40mim.

02/06/05 – 8 horas - Celebração
Os trabalhos foram iniciados com a Oração Pública Diária, cujo programa consta no caderno de Celebrações página 3 (anexo 2), na Capela do Lar Rodeio 12 e foi conduzida pela equipe de liturgia.

Após os participantes se deslocaram para o auditório do Lar Rodeio 12, para dar início ao eixo 1 – Apanhado histórico do tema, destacando tentativas e experiências do passado nos campos de trabalho em que a IECLB atua e desenvolve a missão. Foram convidados: o P. Meinrad Piske que fez um breve histórico da “Contribuição na IECLB” (anexo 3) e P. Dr. Paulo Butzke que falou sobre “Mordomia Cristã na IECLB” (anexo 4). Após as exposições houve diálogo com a plenária à respeito do até aqui exposto. Diversos assuntos vieram à tona, como por exemplo, a contribuição proporcional, a necessidade de maior motivação, de maior investimento na visitação aos membros, do funcionamento da antiga caixa central regional, dos problemas na arrecadação e repasse, da necessidade de transparência e mudanças a partir da reestruturação da IECLB. O encerramento deu-se às 12h10min..

02/06/05 – Apresentação do Eixo 2
As 14h10min., teve início o segundo eixo, que trouxe a abordagem do tema: Teologia da graça com vistas à contribuição financeira, a partir da Bíblia, da sua história e da confessionalidade luterana. Foram convidados para apresentarem suas reflexões sobre o tema os seguintes palestrantes: o P. Werner Fuchs, o P. Jacson Homero Eberhard e o Dr. Claus Schwambach (anexos 5, 6 e 7). Após o término das apresentações o P. Nestor agradeceu aos participantes. O encerramento deu-se ás 18h20min..

02/06/05 – 20h30min. - Celebração
A celebração da noite foi realizada na Capela do Lar Rodeio 12 e foi conduzida pela equipe de liturgia, conforme caderno de celebrações, página 5 (anexo 2). O encerramento deu-se às 21h05min.

03/06/05 – 8h - Culto Eucarístico
O culto eucarístico iniciou às 8h10min., na Capela do Lar Rodeio 12 e foi conduzido pela equipe de liturgia, conforme consta no Caderno de Celebrações página 06 (anexo 2), Os textos bíblicos lidos foram: 1Crônicas 29.10-18, Atos 2.42-47 e João 6.1-15. A prédica foi oficiada pela Sr.ª Ana Isa dos Reis, que falou sobre “gratidão igual à essência de fé”, a Ceia do Senhor foi realizada em um grande círculo. O encerramento da celebração deu-se às 9hs.

03/06/05 – 9h10min. - Continuação do eixo 2
Os participantes do Fórum se reuniram no auditório do Lar Rodeio 12, às 9h10min., onde o P. Nestor Friedrich convidou, a Diácona Drª. Sissi Georg para falar sobre o significado do ofertório e a dimensão diaconal do culto (anexo 8). Após houve um breve diálogo com a plenária, onde, entre outros se destacou a importância dos trabalhos exercidos pelas mulheres dentro da igreja e a necessidade em investir mais na motivação para oferta, que deve ser mais trabalhada pelos obreiros, através de textos motivadores. Dando seguimentos aos trabalhos o P. Nestor deu avisos de ordem técnica. O encerramento deu-se às 12h15min..

03/06/05 – 14hs - Apresentação do Eixo 3
Dando seguimento aos trabalhos do dia, às 14hs iniciou-se a apresentação do eixo 3, com a abordagem do tema: “Experiências ligadas à contribuição financeira na IECLB e que estão dando certas”. Foram convidadas algumas pessoas de diferentes lugares para exporem essas experiências: Sr. Eugênio Korndörfer, Sr. Quido Drews, Sr. Fridolino Probst, Sr. Hélio Walber, Sr. Valdecy Berg e o P. Raul Wagner (Todas as apresentações encontram-se em anexo - anexos 9, 10, 11, 12, 13 e 14). O P. Nestor agradeceu a disponibilidade destas pessoas em contribuírem com suas experiências no Fórum. Após os agradecimentos os participantes foram convidados a se dividirem em pequenos grupos para avaliar, discutir, compartilhar as experiências relacionadas com a contribuição, com base nas seguintes questões:
- Quais são as modalidades de contribuição financeira, existentes no sínodo?
- Quais modelos poderiam ser compartilhados com outros sínodos?
- O que está bom em termos de contribuição?
- O que precisa melhorar em termos de contribuição?
- O sínodo usa algum tipo de material – folhetos, livros ou outra literatura sobre o tema?
Os grupos ficaram reunidos até às 19hs.

03/06/05 – 20hs30min. Culto Eucarístico
O culto eucarístico deu-se início às 20h30min., na capela do Lar Rodeio 12 , sendo que o programa encontra-se no caderno de celebrações, página 9 (anexo 2). O culto foi oficiado pela equipe de liturgia. O Cand. P. Marcos Henrique Fries, fez a acolhida dizendo: “Em ti, Senhor, esperam os olhos de todos e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento”(SL 145.15). Os textos bíblicos lidos foram : Dt 26.1-11, Lucas 12.13-21, 2 Coríntios 8.8-15. A Ceia do Senhor foi realizada em um grande círculo. O encerramento deu-se às 21h45min.

04/06/05 – 8hs - Continuação do eixo 4
Os trabalhos foram iniciados às 8hs10min.. Os seis grupos divididos no dia anterior continuaram reunidos até às 10hs. No reinício dos trabalhos na plenária o Pastor Nestor convidou o Administrador do Jornal Evangélico, Cristiano Henrique Lamb, e a Assessora de imprensa, Caroline Strüssmann, para falarem sobre o Jorev. O Sr. Cristiano falou da importância do Fórum para fortalecer a unidade na IECLB. Além disto propuseram um encarte sobre o Fórum a ser distribuído, conforme encomenda de cada sínodo, às lideranças de nossa comunidades (anexo15). O P. Nestor agradece pelas informações e convida os grupos para fazerem suas apresentações, baseados no que vimos até aqui.
Os grupos foram compostos pelos seguintes participantes : Grupo 6 –Srª. Eliane Altmann, P. Raul Wagner, Sr. João A. Kath, Srª. Íris Wiedemann, P. Arno Giese e P. Norberto Berger (anexo 16); Grupo 5 – Sr. Claus Schwambach, Diácona Ingrit Vogt, Pª. Ângela Ulrich, P. Elmar Santoro, Sr. Silon Pacheco, Sr. Rudi Rubens Essig e Sr. Eugênio Erico Korndörfer (anexo17); Grupo 4 – Sr. Valtencir kaiser, Diácono Erivelton Reinke, Srª. Mariza Essig, P. Gilciney Tetzner, P. Carlos R. Dege, Sr. Ernesto E. Frederichs (anexo 18); Grupo 3 – Sr. Elemer Kroeger, P. Eric Peter Nelson, Sr. Erico Röse, P. Erni Drehmer, Sr. Rudolf l. Märtins e P. Waldir N. Trebien (anexo 19); Grupo 2 - P. Arteno I. Spellmeier, Sr. Fridolino Probs, Sr. Germano Berg, P. Gerson Kappel, Sr. Mário Teche, Sr. Orlando A. Schenkel e Sr. Sérgio Tasso (anexo 20); Grupo 1 – Sr. Quido Drews, P. Jacson H. Eberhard, Srª. Léa Stange de Oliveira, Sr. Valdecy Berger, Srª. Edith B. Jarosczevski, P. Geraldo Schach, P. Jorge A. Signorini e Sr. Miltom de Oliveira (anexo 21).

Após o encerramento das apresentações dos grupos foram definidas algumas propostas concretas a serem trabalhadas nos sínodos, paróquias e comunidades:
I. Formação de obreiros. Que os mesmos possam ser orientados na faculdade de teologia sobre Fé, Gratidão e Compromisso;
II. Elaboração de materiais didáticos, feitos pela Secretaria Geral e distribuídos para todos os sínodos;
III. Estimular os membros a contribuírem financeiramente de forma voluntária. Há muitas experiências nesta área que estão dando resultados positivos;
IV. Promover e praticar o acolhimento fraterno dos membros em especial os novos. Resgatar os bens sentimentais;
V. Sugerir a inclusão de disciplinas voltadas ao planejamento estratégico no currículo das casas de formação;
VI. Trabalhar em todas as esferas da IECLB a contribuição voluntária comprometida ou estimulada;
VII. Unidade.
Após a definição das propostas o P. Nestor Paulo Friedrich agradeceu a presença de todos no Fórum e convidou para que todos participassem da celebração final, na Capela do Lar Rodeio 12.

04/06/05 12h30min. – Celebração Final
A celebração final foi realizada na capela do Lar Rodeio 12. A liturgia seguiu o roteiro que se encontra no caderno de celebrações, página16(anexo2). Os textos bíblicos lidos foram: Hebreus 13.15-16 e João 14.6-11. Foi destacado que, o que nesse fórum aprendemos e experimentamos precisa ser compartilhado e semeado nas nossas comunidades, para que a fé, a gratidão e o compromisso possam ser abraçados por toda a IECLB. Com esta celebração foi encerrado, às 13hs o Fórum Nacional “Fé, Gratidão e Compromisso”.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
REDE DE RECURSOS
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br