Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Abrir a Porta

08/12/2011

Diz a letra de uma música: “Desce Deus em sua glória e entre a gente quer viver. Não fechemos nossa porta ao Senhor que vai nascer.” (José Acácio Santana). Abri a porta para o novo, abri a porta para o Deus Menino nascido em Belém há mais de dois mil anos atrás. Mas, apesar de tanto tempo, Deus ainda quer encontrar moradia em meio à realidade atual. Assim estamos no período de advento. Momento de cada  domingo acender mais uma vela na coroa de advento. Tempo de continuar refletindo e se preparando para o natal. Tempo de abrir a porta, de acolher o Deus Menino; tempo de deixar-se envolver e guiar pela Sua Palavra.
Observo no trabalho pastoral como as pessoas gostam de comemorar, de celebrar, de convidar amigos/as para momentos importantes da vida, como aniversários, bodas de casamento, batismo, formaturas... Existe todo um ritual no preparo destes momentos e que geralmente culminam com uma refeição. É em volta da mesa que pessoas se encontram, trocam ideias, conversam... Da mesma forma Deus quer fazer parte da nossa vida. Deus quer ser nosso amigo e convidado para momentos especiais, para momentos de convívio e confraternização. “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo” (Apocalipse 3.20). Deus bate a porta e espera que a porta se abra.
Muitas pessoas só lembram de Deus quando estão em momentos difíceis, quando passam por enfermidades ou outras dificuldades. Porém, Deus sempre quer fazer parte da nossa vida. Diariamente Ele quer estar conosco. Para isto precisamos criar certa intimidade com Ele. Precisamos nos aproximar dele para que quando realmente as coisas estejam difíceis Ele esteja junto conosco. “Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o Eterno cuidará do seu povo; ele juntará os carnerinhos e os carregará no colo e guiará com carinho as ovelhas que estão amamentando“ (Isaías 40.11).
Assim como uma amizade verdadeira não se cria de um dia para outro, mas ela é fortalecida na convivência, no encontro e no diálogo. Da mesma forma, Deus quer estar sempre conosco, quer conviver em nosso meio, quer ser nosso amigo e convidado.  Advento é uma bela época para se achegar mais a Deus, para deixar Ele guiar os seus passos. Advento é uma bela oportunidade para praticar o perdão, a solidariedade, para vivenciar o amor de Deus.
Que em meio à correria você encontre tempo e abra a porta da sua casa e do seu coração para Deus entrar. Afinal, fechar a porta é viver estagnado, é fechar-se para a vida nova que Deus quer fazer brotar em nós. Vivamos hoje com o coração e a mente aberta para acolher o que Deus nos tem a oferecer através do Menino Jesus.
Abençoada época de Advento!
 


Autor(a): Roili Borchardt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
Testamento: Novo / Livro: Apocalipse / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 20
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 12015

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br