Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil


Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br

Movimentos

Palavra da IECLB - O que dizem os manifestos e posicionamentos da Direção da IECLB

1. Fundamentação:

O que dizem manifestos e posicionamentos da Direção da IECLB sobre Movimentos:
Movimentos sinalizam que algo na igreja está necessitado, carente, insuficiente, negligenciado, esquecido ou simplesmente mal. Eles são uma reação, uma tentativa de reforma e complementação. Cabe à igreja olhar, escutar e decodificar o recado que está sendo dado. Ela deve ter liberdade e vontade de incorporar, de maneira crítica, criativa e responsável, o novo que se apresenta. Nesse processo, certamente deverá acontecer uma releitura da própria identidade confessional. Certamente teremos de redescobrir a dimensão do Espírito Santo, tanto em sua dimensão consoladora e sanadora, como admoestadora e transformadora.

O movimento, por sua vez, deverá admitir ser ele mesmo questionado, por parte da igreja e seus órgãos constituídos, com vistas a sua identidade confessional, e estar disposto a reavaliar permanentemente suas propostas. Também deve reconhecer e assumir o seu lugar de entidade e movimento dentro e sob a igreja. Particular cuidado deverá ter quando ele próprio se institucionaliza. Não deve almejar ser “igreja dentro da Igreja”. Tampouco deve pretender assumir o papel de direção da igreja arvorando-se o direito de decidir questões administrativas da igreja, nem instrumentalizar as comunidades para finalidades exclusivas do próprio movimento. Ao contrário, o movimento deve entender-se como estando a serviço da igreja como um todo. Será uma bênção somente à medida em que servir, humildemente, por meio dos seus dons aprimorados, ao testemunho e à missão que Deus realiza através da igreja.

Esse convívio de ambos será tenso, quando o movimento perder de vista o todo que é maior. Quando, porém, se vê humildemente a própria limitação e se prioriza o todo, desarmando cada parte o seu espírito, esse processo poderá ser frutífero, tanto para a instituição quanto para o movimento. Onde os espíritos estão armados, o diabo está realizando a sua obra de polarização e desintegração. E isso vai em prejuízo do testemunho e da missão da Igreja.
Mas onde sopra o Espírito Santo, experimentamos liberdade e humildade para nos dispormos ao diálogo e à busca por novos instrumentos de leitura e releitura da Bíblia e dos documentos confessionais da igreja. Não nos iludimos com a possibilidade de descobrir uma única hermenêutica, capaz de superar todas as nossas diferenças. Mas confiamos que o Espírito Santo nos possa libertar para uma serena postura dialogal. Ela será a condição para conscientizarmo-nos do fato de que há hermenêuticas diferentes e para buscarmos, em meio às diferenças, consensos suficientes para a caminhada conjunta, numa mesma igreja e numa mesma família ecumênica. Dessa maneira, a nossa força missionária será revigorada num mundo pluralista. Sopre fortemente, Espírito Santo!
Posicionamento IECLB no Pluralismo Religioso - 2000
Texto completo do Posicionamento
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br