Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Alegres, Jubilai! 35 Anos de Mulheres no Ministério com Ordenação na IECLB

10/11/2017

                     Pastora Edna Moga

ALEGRES, JUBILAI!
35 ANOS DE MULHERES NO MINISTÉRIO COM ORDENAÇÃO NA IECLB
12.11.1982 – 12.11.2017

2017 é um ano particularmente marcante para a IECLB. Além de comemorar o Jubileu de 500 anos da Reforma Protestante, a IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil celebra os 35 anos de atuação de mulheres no Ministério com Ordenação. Em 12 de novembro de 1982, Edna Moga Ramminger era ordenada a primeira mulher na IECLB para atuar como Pastora.

Entre a primeira mulher a matricular-se na Faculdade de Teologia (Eva Wysk - 1952), a primeira mulher a se formar bacharel em teologia (Elisabeth Dietschi – 1970) e a primeira mulher a ser ordenada (Edna Ramminger – 1982) passaram-se 30 anos. Nesse período, algumas mulheres desistiram e outras tantas assumiram funções pastorais na condição de voluntárias. Catequistas, Missionárias, Diáconas e Diaconisas foram ordenadas somente a partir de 1994, a partir da aprovação do Ministério Compartilhado. Antes disso, as Diaconisas já recebiam uma “bênção ao Ministério”, chamada de consagração. Certamente essa prática contribuiu decisivamente para a posterior ordenação de mulheres.

Atualmente, a IECLB conta com um quadro de 1.224 Ministros e Ministras, sendo que 230 são Pastoras, 52 Catequistas, 62 Diáconas, 47 Diaconisas e 16 Missionárias.

Como Igreja sempre em Reforma, a história da IECLB em relação à ordenação de mulheres apresenta mudanças, avanços e desafios. Por isso, dentro das comemorações dos 500 anos da Reforma, pontuar como IECLB o caráter inclusivo do Ministério com Ordenação é necessário e salutar. É resultado de convicção bíblica! É coerência com a vontade do Criador, pois Ele criou homem e mulher, mulher e homem, ambos à Sua imagem.

Na IECLB, a ordenação de mulheres não é uma questão periférica. Trata-se de uma questão teológica, de uma concepção de Ministério, de um modo de ser Igreja. Trata-se de corresponder ao espírito da Bíblia e de fazer jus ao Evangelho em seu todo.

Nessa perspectiva, a IECLB, em conjunto com a FLM – Federação Luterana Mundial, reafirma que a ordenação de mulheres é um chamado e não um direito adquirido. Deus chama homens e mulheres para participarem no exercício do Ministério com Ordenação na IECLB, dentro do sacerdócio geral, a serviço da Missão de Deus, com liberdade, alegria e gratidão.

Parabéns, mulheres ordenadas, na IECLB e em todo o povo de Deus!

Carmen Michel Siegle                                                                      Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastora, Coordenadora de Gênero, Gerações e Etnias          Pastor Presidente


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br