Diversidade étnica

Pessoas de origem pomerana

Afirmação cultural em terras brasileiras

A maior parte das comunidades vinculadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil surgiram a partir do processo imigratório europeu ou a partir do empenho dos descendentes destes imigrantes de construir comunidades em terras brasileiras.

Dentre os imigrantes, vindos ao Brasil, estiveram contingentes significativos de pomeranos. Procedentes de uma região hoje ocupada majoritariamente pela Polônia, os pomeranos se estabeleceram principalmente no Espírito Santo, na região sul e central do Rio Grande do Sul e no Vale do Itajaí em Santa Catarina (Pomerode).

 Nestas regiões a cultura pomerana foi cultivada. Tradições e costumes foram transmitidas de geração em geração. O idioma pomerano é falado até os dias de hoje. A cultura pomerana recebeu recentemente um grande impulso graças a edição de materiais didáticos e de literatura.

 Pastores no século XIX e XX tiveram que se familiarizar com a língua para o seu trabalho comunitário. Isso acontece até os dias de hoje. O pomerano é usado na conversação pastoral, em estudos bíblicos e em celebrações
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br