Diversidade étnica

Pessoas afrodescendentes

Da negação da cultura ao diálogo intercultural

O processo imigratório do século XIX - a partir do qual surgiram as comunidades evangélicas luteranas no Brasil – teve como uma de suas motivações de fundo a intenção e a necessidade de substituir a mão-de-obra escrava. Havia por parte da elite dirigente do país o receio de que pudessem irromper revoltas (a exemplo da Revolução do Haiti em 1805) que pudessem colocar em risco o sistema produtivo baseado no trabalho escravo.

Em termos comparativos os imigrantes tiveram privilégios e regalias. Tiveram acesso à terra e uma série de incentivos nunca estendidos à população afro-descendente nem mesmo depois de sua libertação formal em 1888. Existe uma dívida histórica com este segmento que entrementes tornou-se a maioria da população brasileira. As comunidades muitas vezes desenvolveram um sentimento de superioridade cultural com grandes marcas de preconceito.

A partir de impulsos externos e a partir de desafios internos prosperaram nas últimas décadas algumas iniciativas que procuram ir ao encontro da população afro-descendente. Estudantes de teologia organizaram grupos de estudo e de diálogo, patrocinaram vários seminários públicos (Igreja de Portas Abertas) e editaram materiais para reflexão sobre negritude e fé cristã.

Num contexto de ações afirmativas o setor diaconal da Igreja desenvolve um trabalho de geração de renda e de resgate cultural junto a populações quilombolas no sul do Rio Grande do Sul.

Por sua vez a IECLB participa da Comissão Nacional Ecumênica de Combate ao Racismo (CENACORA) desde a sua fundação no final da década de oitenta do século passado.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
REDE DE RECURSOS
+
Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br