Diversidade étnica

Palavra de Deus na língua das pessoas

Artesãos Deni e Kanari - foto Comin
Vlia pavão e tradição pomerana
CAPA lançamento livro sobre os Quilombolas do Sul do País
estrangeiros alemães
Paróquia Nipo-Brasileira SP
1 | 1
Ampliar

Deus assume a condição humana por meio da encarnação de seu Filho Jesus na realidade sócio-cultural do Médio Oriente. Jesus transmite a sua mensagem do Reino de Deus dentro da cultura judaica e na linguagem das pessoas de seu tempo (aramaico, hebraico). A Bíblia é, por excelência, a palavra de Deus na linguagem humana.

Ao longo dos séculos a tradição cristã teve, muitas vezes, uma relação bastante tensa com as culturas. O cristianismo chega a ser acusado de ser protagonista na destruição de culturas. No entanto, a fé cristã também se adaptou a elas, assimilou as línguas dos povos e traduziu a mensagem evangélica para dentro de sua realidade.

 As comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil tiveram ao longo de parte significativa de sua história uma estreita vinculação com a cultura germânica. A partir da Segunda Guerra Mundial elas passaram por um processo de abrasileiramento. Até os anos sessenta do século XX era comum o fenômeno do bilingüismo.

 Na medida em que a Igreja se estruturava nacionalmente, ela estabeleceu vínculos com comunidades étnicas que professavam(professam) a fé evangélica luterana (húngaros, letos, estonianos, escandinavos, japoneses).

 Por sua vez a Igreja encarou outros desafios: desenvolver um trabalho junto aos povos originários(indígenas) do Brasil e estabelecer um diálogo com a cultura afro-brasileira.

Persiste a atividade pastoral na língua alemã em algumas comunidades, havendo, inclusive, um trabalho especialmente direcionado para estrangeiros de fala alemã. Em algumas localidades tem havido uma valorização da língua pomerana para o trabalho pastoral e comunitário.

Comum a todos estes trabalhos é o princípio de tornar acessível e compreensível a mensagem evangélica na língua em que as pessoas tem uma maior familiaridade, tornando possível a vivência da sua espiritualidade. A preocupação sempre gira em torno do respeito à diversidade de culturas, à quebra de preconceitos e ao esforço de se evitar a formação de guetos.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br