Diversidade étnica


ID: 2907

Palavra de Deus na língua das pessoas

Artesãos Deni e Kanari - foto Comin
Vlia pavão e tradição pomerana
CAPA lançamento livro sobre os Quilombolas do Sul do País
estrangeiros alemães
Paróquia Nipo-Brasileira SP
1 | 1
Ampliar

Deus assume a condição humana por meio da encarnação de seu Filho Jesus na realidade sócio-cultural do Médio Oriente. Jesus transmite a sua mensagem do Reino de Deus dentro da cultura judaica e na linguagem das pessoas de seu tempo (aramaico, hebraico). A Bíblia é, por excelência, a palavra de Deus na linguagem humana.

Ao longo dos séculos a tradição cristã teve, muitas vezes, uma relação bastante tensa com as culturas. O cristianismo chega a ser acusado de ser protagonista na destruição de culturas. No entanto, a fé cristã também se adaptou a elas, assimilou as línguas dos povos e traduziu a mensagem evangélica para dentro de sua realidade.

 As comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil tiveram ao longo de parte significativa de sua história uma estreita vinculação com a cultura germânica. A partir da Segunda Guerra Mundial elas passaram por um processo de abrasileiramento. Até os anos sessenta do século XX era comum o fenômeno do bilingüismo.

 Na medida em que a Igreja se estruturava nacionalmente, ela estabeleceu vínculos com comunidades étnicas que professavam(professam) a fé evangélica luterana (húngaros, letos, estonianos, escandinavos, japoneses).

 Por sua vez a Igreja encarou outros desafios: desenvolver um trabalho junto aos povos originários(indígenas) do Brasil e estabelecer um diálogo com a cultura afro-brasileira.

Persiste a atividade pastoral na língua alemã em algumas comunidades, havendo, inclusive, um trabalho especialmente direcionado para estrangeiros de fala alemã. Em algumas localidades tem havido uma valorização da língua pomerana para o trabalho pastoral e comunitário.

Comum a todos estes trabalhos é o princípio de tornar acessível e compreensível a mensagem evangélica na língua em que as pessoas tem uma maior familiaridade, tornando possível a vivência da sua espiritualidade. A preocupação sempre gira em torno do respeito à diversidade de culturas, à quebra de preconceitos e ao esforço de se evitar a formação de guetos.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br