Diversidade étnica

Alemães estrangeiros

Acolhimento pastoral em solo brasileiro

As comunidades evangélicas luteranas tiveram um vínculo bastante estreito com a cultura alemã até a Segunda Guerra Mundial. A proibição do idioma alemão no Brasil durante a guerra fez com que as atividades comunitárias e pastorais fossem desenvolvidas gradativamente na língua portuguesa.

A criação da Faculdade de Teologia de São Leopoldo em 1946 propiciou a formação de ministros/as brasileiros/as, diminuindo cada vez mais a necessidade de pastores estrangeiros (principalmente da Alemanha). Atualmente a sua presença acontece por conta de um acordo assinado entre as duas igrejas que incentiva o intercâmbio de ministros entre os dois países.

Por este acordo IECLB também se compromete a “ assumir, dentro de suas possibilidades e de acordo com seus regulamentos, o atendimento de todos os cristãos evangélicos provindos da Alemanha e que vivem em sua área de atuação, proporcionando-lhes serviço pastoral e pregação em língua alemã onde necessário”.

Trata-se do acompanhamento de um contingente significativo de alemães que se encontram temporariamente no Brasil por razões profissionais ou por intercâmbio técnico, cultural e educacional.

O trabalho com estrangeiros alemães procura:

a) Acompanhar as pessoas em seus dramas e crises decorrentes da chegada a um país e a uma cultura estranha e desconhecida, integrando-as na vida comunitária.

b)Ajudar as pessoas a entender o cenário sócio-cultural, sócio-econômico e sócio-político do Brasil, evitando uma adaptação acrítica.

c)Despertar uma consciência da fé cristã que não se omite diante da realidade, oferecendo espaços para partilha e serviço voluntário.

d)Animar as pessoas para uma troca e intercâmbio quando de seu retorno ao país de origem, possibilitando parcerias e um engajamento a partir da experiência comunitária. no Brasil.

Para dar conta deste propósito o atendimento e acompanhamento pastoral oferece cultos regulares, grupos de reflexão e de diálogo, atividades para crianças e jovens e programas culturais. Toda esta programação se desenvolve em estreita colaboração e junto a comunidades da IECLB.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
REDE DE RECURSOS
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br