Missão com Jovens


ID: 2751

Jovens e Comunidade

Jovens são parte integrante da comunidade cristã. Não precisam de autorização para ter espaço de participação. A comunidade, em todos seus níveis de expressão (local, paroquial, sinodal, nacional), tem compromisso de viabilizar a participação de todos e todas, independente de gênero, situação social, etnia, geração (Gl 3,28: “Desse modo não existe diferença entre judeus e não-judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus”).

A vida comunitária é espaço qualificado para ajudar os jovens na construção da sua identidade, a partir de valores, práticas e significados de vida. É espaço potencialmente acolhedor, onde os jovens podem encontrar amparo em sua angústia, medos e dúvidas (I Co 12, 26 “Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela”).

E os jovens querem participar! A graça de Deus, a partir da qual uma comunidade é edificada e cresce, também alcança e toca os jovens. E é esse toque divino que desperta para a responsabilidade mútua dos integrantes da comunidade: crianças, jovens, adultos, idosos (I Co 12, 25 “... não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse umas pelas outras”). Movidos pela graça de Deus, integrantes da comunidade engajam-se na ação missionária, como, por exemplo, no cuidado ao meio-ambiente.

Jovens tendem a renovar e enriquecer a vida comunitária com sua capacidade de oferecer novas formas de participação e novas formas de compreensão. Comunidade de confissão luterana reforma-se constantemente para criar novos espaços e continuar sendo comunidade para todos e todas. (“Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros”, 1 Pe 4.10).

fonte: Texto base do Tema do Ano de 2012


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br